Lenovo J200 Guia De Instalação

(portuguese - brazil) hardware replacement guide

Advertisement

Lenovo 3000
Guia de Instalação e Substituição de Hardware
Tipos de Máquina 7816, 7817, 7818, 7819, 9686, 9687, 9688, 9689, 9690, 9691

Advertisement

Table of Contents
loading

Summary of Contents for Lenovo J200

  • Page 1 Lenovo 3000 Guia de Instalação e Substituição de Hardware Tipos de Máquina 7816, 7817, 7818, 7819, 9686, 9687, 9688, 9689, 9690, 9691...
  • Page 3 Lenovo 3000...
  • Page 4 Antes de utilizar estas informações e o produto suportado por elas, certifique-se de ler e compreender o conteúdo da publicação Safety and Warranty Guide deste produto e os “Avisos”, na página 53. Terceira Edição (Setembro de 2007) © Copyright Lenovo 2005, 2007. Partes © Copyright International Business Machines Corporation 2005. Todos os direitos reservados.
  • Page 5: Table Of Contents

    . 54 Instalando Unidades Internas . . 20 Conectando Unidades . . 23 Índice Remissivo ..55 Substituindo a Bateria . . 25 © Lenovo 2005, 2007. Partes © IBM Corp. 2005.
  • Page 6 Guia de Instalação e Substituição de Hardware...
  • Page 7 . 47 Parafusos . . 28 Trava de Cabo Integrada . . 49 Prendendo o Dissipador de Calor no Suporte Trava com Cadeado . . 50 Plástico de Retenção . 29 © Lenovo 2005, 2007. Partes © IBM Corp. 2005.
  • Page 8 Guia de Instalação e Substituição de Hardware...
  • Page 9: Capítulo 1. Informações Importantes Sobre Segurança

    Caso não tenha mais uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, é possível obter uma cópia on-line no Web site de Suporte da Lenovo no endereço: http://www.lenovo.com/support.
  • Page 10 Guia de Instalação e Substituição de Hardware...
  • Page 11: Capítulo 2. Visão Geral

    Informações sobre peças v Downloads e drivers v Links a outras fontes de informações úteis v Lista de telefones para suporte Para acessar essas informações, direcione o navegador para: http://www.lenovo.com/support © Lenovo 2005, 2007. Partes © IBM Corp. 2005.
  • Page 12: Manuseando Dispositivos Sensíveis À Eletricidade Estática

    Manuseando Dispositivos Sensíveis à Eletricidade Estática Não abra o pacote de proteção contra estática contendo a nova peça até que a peça com defeito tenha sido removida do computador e você esteja pronto para instalar a nova peça. A eletricidade estática, embora inofensiva a você, pode danificar seriamente os componentes e as peças do computador.
  • Page 13: Locais

    Locais Este capítulo fornece ilustrações para ajudá-lo a localizar os diversos conectores, controles e componentes do computador. Localizando Controles e Conectores na Parte Frontal do Computador A Figura 1 mostra o local dos controles e conectores na parte frontal do computador.
  • Page 14: Localizando Conectores Na Parte Traseira Do Computador

    Localizando Conectores na Parte Traseira do Computador A Figura 2 mostra o local dos conectores na parte traseira do computador. Alguns conectores na parte traseira do computador são codificados por cores para ajudá-lo a determinar onde conectar os cabos no computador. Figura 2.
  • Page 15 Conector Descrição Conector de mouse padrão Utilizado para conectar um mouse, trackball ou outro dispositivo indicador que utiliza um conector de mouse padrão. Conector de teclado Utilizado para conectar um teclado que utiliza um conector de padrão teclado padrão. Conectores USB Utilizados para conectar um dispositivo que requer uma conexão USB (Universal Serial Bus), tais como um teclado, mouse, scanner ou impressora USB.
  • Page 16: Localizando Componentes

    Localizando Componentes Para abrir a tampa do computador, consulte “Removendo a Tampa” na página 13. A Figura 3 mostra o local dos vários componentes do computador. Figura 3. Locais dos Componentes Dissipador de calor e ventilador Conectores do adaptador PCI Express e do microprocessador Módulos de memória (2) Montagem traseira do ventilador...
  • Page 17: Identificando Peças Na Placa Do Sistema

    Identificando Peças na Placa do Sistema A placa do sistema (também conhecida como planar ou placa-mãe) é a principal placa de circuito em seu computador. Ela fornece as funções básicas do computador e oferece suporte a uma variedade de dispositivos. Seu computador contém um dos três tipos de placa do sistema mostrados na três figuras a seguir.
  • Page 18 A Figura 5 mostra os locais das peças na placa do sistema para alguns modelos de computadores. Figura 5. Locais das Peças na Placa do Sistema Microprocessador e dissipador Conectores USB frontais (2) de calor Conector de ventilador do Conector serial (COM) microprocessador Conector de memória 1 Conector Leo...
  • Page 19 A Figura 6 mostra os locais das peças na placa do sistema para alguns modelos de computadores. Figura 6. Locais das Peças na Placa do Sistema Microprocessador e dissipador de Conector do painel frontal calor Conector de ventilador do Conector de energia do ventilador microprocessador Conector de memória 1 Conectores USB frontais (2)
  • Page 20 Guia de Instalação e Substituição de Hardware...
  • Page 21: Capítulo 3. Instalando Opcionais E Substituindo Hardware

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Nota: Utilize apenas peças fornecidas pela Lenovo.
  • Page 22: Removendo E Substituindo O Painel Frontal

    5. Se houver parafusos de orelha prendendo a tampa, remova-os. 6. Pressione o botão de liberação da tampa na lateral da tampa e deslize-a para trás e a remova. Figura 7. Removendo a Tampa do Computador Removendo e Substituindo o Painel Frontal Para remover e substituir o painel frontal: 1.
  • Page 23 2. Remova o painel frontal liberando as três guias plásticas no lado esquerdo e girando o painel para fora. Coloque cuidadosamente o painel na lateral sem desconectar a chave liga/desliga e o cabo de montagem do LED. Figura 8. Removendo o Painel Frontal 3.
  • Page 24: Instalando Opcionais Internos

    Instalando Opcionais Internos Importante Leia “Manuseando Dispositivos Sensíveis à Eletricidade Estática” na página 4 antes de abrir a tampa do computador. Instalando Memória O seu computador possui dois ou quatro conectores para a instalação de DDR2 DIMMs (Double Date Rate 2 Dual Inline Memory Modules). As placas-mães com dois conectores podem acomodar no máximo 2.0 GB de memória do sistema.
  • Page 25: Instalando Adaptadores Pci

    4. Certifique-se de que o encaixe 1 do módulo de memória seja alinhado corretamente com a chave do conector 2 da placa do sistema. Empurre o módulo de memória diretamente para baixo no conector até que os clipes de retenção se fechem. Figura 10.
  • Page 26 2. Na parte traseira do computador, pressione o botão de liberação 1 para abrir a trava do adaptador 2 e remova a tampa do slot. . Figura 11. Abrindo a Trava do Adaptador Guia de Instalação e Substituição de Hardware...
  • Page 27 3. Remova o adaptador de sua embalagem antiestática. 4. Instale o adaptador no conector apropriado da placa do sistema. 5. Gire a trava do adaptador para a posição fechada para prender os adaptadores. Figura 12. Fechando a Trava do Adaptador O que Fazer em seguida: v Para trabalhar com outro opcional, vá...
  • Page 28: Instalando Unidades Internas

    Instalando Unidades Internas Esta seção fornece informações e instruções para a instalação de unidades internas. Unidades internas são dispositivos que seu computador utiliza para ler e armazenar os dados. Você pode adicionar unidades ao seu computador para aumentar o recurso de armazenamento e para ativar seu computador para ler outros tipos de mídia.
  • Page 29 A Figura 13 mostra o local dos compartimentos de unidade. Figura 13. Locais dos Compartimentos de Unidade A lista a seguir descreve os tipos e o tamanho das unidades que você pode instalar em cada compartimento: 1 Compartimento 1 - Altura máxima: 43,0 v Unidade óptica, como uma unidade de mm (1,7 Pol.) CD ou DVD (pré-instalada em alguns...
  • Page 30 Instalando uma Unidade no Compartimento 1 ou 2 Para instalar uma unidade no compartimento 1 ou 2: 1. Remova a tampa do computador. Consulte “Removendo a Tampa” na página 2. Remova o painel frontal liberando as três guias plásticas no lado esquerdo e girando o painel para fora.
  • Page 31: Conectando Unidades

    7. Para uma unidade de 5,25 pol., instale um suporte de retenção na lateral da unidade. Figura 15. Instalando um Suporte Retentor 8. Para uma unidade de 3,5 polegadas, você deve utilizar um Suporte para Adaptador Universal de 5,25 a 3,5 polegadas. Você pode obter um Suporte para Adaptador Universal de 5,25 a 3,5 polegadas de um revendedor de computadores local ou entrando em contato com o Centro de Suporte ao Cliente.
  • Page 32 Conectando a Primeira Unidade Óptica 1. A unidade requer dois cabos; um cabo de alimentação que é conectado à fonte de alimentação e um cabo de sinal que é conectado à placa do sistema. 2. Localize o cabo de sinal com três conectores que é fornecido com seu computador ou com sua nova unidade.
  • Page 33: Substituindo A Bateria

    2. Localize um conector SATA disponível na placa do sistema. Consulte “Identificando Peças na Placa do Sistema” na página 9. 3. Conecte uma extremidade do cabo de sinal à unidade e a outra extremidade a um conector SATA disponível na placa do sistema. 4.
  • Page 34: Substituindo A Montagem Da Fonte De Alimentação

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir a montagem da fonte de alimentação.
  • Page 35: Substituindo O Dissipador De Calor

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir o dissipador de calor.
  • Page 36 4. Desconecte os cabos do dissipador de calor e do ventilador da placa do sistema. 5. Dependendo de qual dissipador de calor você está removendo, execute uma das seguintes ações: a. Gire a alça 1 para liberar o grampo do dissipador de calor e então solte-o do suporte plástico de retenção.
  • Page 37 Nota: Você poderá precisar girar cuidadosamente o dissipador de calor para liberá-lo do microprocessador. 6. Retire a montagem do dissipador de calor e do ventilador com defeito da placa do sistema. 7. Remova o filme de poliéster Mylar que cobre o lado com graxa do novo dissipador de calor que ficará...
  • Page 38: Substituindo Uma Unidade De Disco Rígido

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Guia de Instalação e Substituição de Hardware...
  • Page 39 Esta seção fornece instruções sobre como substituir a unidade de disco rígido. Importante Quando você receber uma nova unidade de disco rígido, também receberá um conjunto de discos de Recuperação do Produto. O conjunto de discos de Recuperação do Produto permitirá que você restaure o conteúdo do disco rígido para o mesmo estado em que seu computador estava quando foi originalmente enviado da fábrica.
  • Page 40 7. Para instalar a nova unidade de disco rígido no suporte azul, flexione-o e alinhe os pinos de 1 a 4 no suporte com os orifícios na unidade de disco rígido. Consulte Figura 28. Não toque na placa de circuito 5 na parte inferior da unidade de disco rígido.
  • Page 41: Substituindo Uma Unidade Óptica

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir uma unidade óptica.
  • Page 42 3. Desconecte os cabos de sinal e de alimentação da parte traseira da unidade óptica. 4. Pressione o botão de liberação azul e remova a unidade óptica da parte frontal do computador. Figura 30. Removendo a Unidade Óptica 5. Remova o suporte de retenção da unidade que está sendo substituída e instale-o na nova unidade.
  • Page 43 6. Deslize a nova unidade óptica no compartimento a partir da parte frontal até encaixá-la na posição. Figura 32. Instalando uma Nova Unidade 7. Conecte os cabos de energia e sinal à unidade. 8. Para reinstalar o painel, alinhe as guias plásticas na lateral direita do painel com os orifícios correspondentes no chassi, em seguida, gire-o para dentro até...
  • Page 44: Substituindo A Unidade De Disquete

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir a unidade de disquete.
  • Page 45: Substituindo Um Módulo De Memória

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir um módulo de memória.
  • Page 46: Substituindo Um Adaptador Pci

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir um adaptador PCI.
  • Page 47 2. Na parte traseira do computador, pressione o botão de liberação 1 para abrir a trava do adaptador 2 e remova o adaptador puxando-o para fora do conector do adaptador. Figura 37. Removendo o Adaptador PCI Capítulo 3. Instalando Opcionais e Substituindo Hardware...
  • Page 48 3. Instale o novo adaptador no mesmo conector do adaptador. 4. Assegure-se de que o adaptador esteja completamente assentado no conector do adaptador. 5. Na parte traseira do computador, movimente a trava do adaptador para a posição fechada para prendê-lo. Figura 38.
  • Page 49: Substituindo A Montagem Do Ventilador Frontal

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir a montagem do ventilador frontal.
  • Page 50: Substituindo A Montagem Do Ventilador Traseira

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir a montagem do ventilador traseira.
  • Page 51 3. Observe a direção do cabo da montagem do ventilador traseiro. 4. Desconecte o cabo da montagem do ventilador traseiro do conector do ventilador do sistema na placa-mãe. Consulte “Identificando Peças na Placa do Sistema” na página 9. 5. Retire a montagem do ventilador traseira do chassi. Figura 41.
  • Page 52 7. Encaixe as extremidades das montagens de borracha até que as montagens do ventilador estejam no lugar. Figura 42. Substituindo a Montagem do Ventilador Traseira 8. Conecte o cabo da montagem do ventilador traseiro ao conector do ventilador do sistema na placa-mãe. 9.
  • Page 53: Substituindo O Teclado

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir um teclado.
  • Page 54: Substituindo O Mouse

    “Informações Importantes sobre Segurança” na publicação Safety and Warranty Guide que foi incluída com seu computador. Para obter uma cópia da publicação Safety and Warranty Guide, vá para o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support. Esta seção fornece instruções sobre como substituir um mouse.
  • Page 55: Capítulo 4. Concluindo A Substituição Da Peças

    4. Se houver uma trava da tampa instalada, trave a tampa. 5. Conecte novamente os cabos externos e os cabos de alimentação ao computador. Consulte “Localizando Conectores na Parte Traseira do Computador” na página 6. © Lenovo 2005, 2007. Partes © IBM Corp. 2005.
  • Page 56: Obtendo Drivers De Dispositivos

    6. Para atualizar sua configuração, consulte ″Using the Setup Utility program″ na publicação User Guide. Nota: Na maior parte do mundo, a Lenovo exige o retorno da CRU com defeito. Informações sobre isso serão fornecidas com a CRU ou serão fornecidas em poucos dias após a entrega da CRU.
  • Page 57: Capítulo 5. Recursos De Segurança

    Ela é do mesmo tipo de trava utilizada com muitos computadores laptop. Você pode adquirir um cabo de segurança diretamente da Lenovo. Vá para http://www.lenovo.com/support/ e procure em Kensington.
  • Page 58: Trava Com Cadeado

    Substituição da Peças”, na página 47. Apagando uma Senha Perdida ou Esquecida (Limpando o CMOS) Esta seção aplica-se a senhas perdidas ou esquecidas. Para obter informações adicionais sobre senhas perdidas ou esquecidas, vá para o programa Lenovo Care Para apagar uma senha esquecida: 1.
  • Page 59 7. Mova o jumper Limpar CMOS/Recuperação para a posição padrão (pinos 1 e 8. Recoloque a tampa do computador e conecte o cabo de alimentação. Consulte Capítulo 4, “Concluindo a Substituição da Peças”, na página 47. Capítulo 5. Recursos de Segurança...
  • Page 60 Guia de Instalação e Substituição de Hardware...
  • Page 61: Apêndice. Avisos

    Apêndice. Avisos É possível que a Lenovo não ofereça os produtos, serviços ou recursos discutidos nesta publicação em todos os países. Consulte seu representante Lenovo local para obter informações sobre os produtos e serviços atualmente disponíveis em sua área. Qualquer referência a produtos, programas ou serviços Lenovo não significa que apenas os produtos, programas ou serviços Lenovo possam ser utilizados.
  • Page 62: Aviso De Saída De Televisão

    Macrovision Corporation. A engenharia reversa ou desmontagem é proibida. Marcas Registradas Os termos a seguir são marcas registradas da Lenovo nos Estados Unidos e/ou em outros países: Lenovo Lenovo Care Logotipo Lenovo IBM é...
  • Page 63: Índice Remissivo

    1 segurança informações sobre segurança 1 cadeado 50 instalando recursos, instalando 49 opcionais internos 16 trava do cabo 49 instalando opcionais senha adaptadores 17 apagando 50 DIMMs 16 © Lenovo 2005, 2007. Partes © IBM Corp. 2005.
  • Page 64 senha (continuação) perdida ou esquecida 50 serial parte frontal 5 parte traseira 6 substituição de peças, concluindo 47 substituindo bateria 25 dissipador de calor 27 unidade de disco rígido 30 tampa removendo 13 tampa, substituindo 47 teclado, substituindo 45 trava de cabo, segurança 49 trava do adaptador 18 unidade de disco rígido, substituindo 30 unidade de disquete, substituindo 36...
  • Page 66 Número da Peça: 43C3155 Impresso em Brazil (1P) P/N: 43C3155...

Table of Contents