Lenovo J200 Manual De Instalação E Substituição Do Hardware

(portuguese) hardware replacement guide

Advertisement

7816, 7817, 7818, 7819, 9686, 9687, 9688, 9689, 9690, 9691

Advertisement

Table of Contents
loading

Summary of Contents for Lenovo J200

  • Page 1 7816, 7817, 7818, 7819, 9686, 9687, 9688, 9689, 9690, 9691...
  • Page 3 Lenovo 3000...
  • Page 4 Antes de utilizar estas informações e o produto a que se referem, é importante ler e compreender o Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide) relativo a este produto, bem como a secção “Avisos”, na página 53. Terceira edição (Setembro 2007) © Copyright Lenovo 2005, 2007. Parcialmente © Copyright International Business Machines Corporation 2005. Todos os direitos reservados.
  • Page 5: Table Of Contents

    Marcas Comerciais . . 54 Instalar unidades internas . 20 Ligar unidades . . 23 Índice Remissivo ..55 Substituir a pilha . 25 © Lenovo 2005, 2007. Parcialmente © IBM Corp. 2005.
  • Page 6 Manual de Instalação e Substituição do Hardware...
  • Page 7 . 27 Voltar a colocar a tampa do computador Remover um dissipador de calor fixado por Cadeado Kensington . 49 um grampo . 28 Argola para Cadeado . . 50 © Lenovo 2005, 2007. Parcialmente © IBM Corp. 2005.
  • Page 8 Manual de Instalação e Substituição do Hardware...
  • Page 9: Capítulo 1. Informações Importantes Sobre Segurança

    Se já não possuir uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), pode obter uma cópia online a partir do sítio de suporte na Web da Lenovo em: Web http://www.lenovo.com/support.
  • Page 10 Manual de Instalação e Substituição do Hardware...
  • Page 11: Capítulo 2. Descrição Geral

    Informações sobre detecção e correcção de problemas v Informações sobre componentes v Descarregamentos e controladores v Ligações para outras fontes úteis de informações v Lista telefónica de suporte Para aceder a estas informações, aceda a: http://www.lenovo.com/support © Lenovo 2005, 2007. Parcialmente © IBM Corp. 2005.
  • Page 12: Manusear Dispositivos Sensíveis À Electricidade Estática

    Manusear dispositivos sensíveis à electricidade estática Não abra o pacote com protecção contra electricidade estática que contém o novo componente até o componente danificado ter sido removido do computador e estar preparado para instalar o novo componente. A electricidade estática, apesar de inofensiva para o utilizador, pode danificar seriamente os componentes e as peças.
  • Page 13: Localizações

    Localizações Este capítulo fornece ilustrações para ajudar a localizar os vários conectores, controlos e componentes do computador. Localizar controlos e conectores na parte anterior do computador A Figura 1 mostra a localização dos controlos e conectores na parte anterior do computador.
  • Page 14: Localizar Conectores Na Parte Posterior Do Computador

    Localizar conectores na parte posterior do computador A Figura 2 mostra a localização dos conectores na parte posterior do computador.Alguns conectores na parte posterior do computador estão codificados por cores para ajudar na determinação do local de ligação dos cabos no computador.
  • Page 15 Conector Descrição Conector de rato standard Utiliza-se para ligar um rato, uma esfera rolante ou outro dispositivo indicador que utilize um conector padrão de rato. Conector de teclado Utiliza-se para ligar um teclado que utilize um conector de standard teclado standard. conectores USB Utilizam-se para ligar um dispositivo que requeira uma ligação Universal Serial Bus (USB), tal como um teclado USB, um rato...
  • Page 16: Localizar Componentes

    Localizar componentes Para abrir a tampa do computador, consulte a secção “Remover a tampa” na página 13. A Figura 3 mostra a localização dos diversos componentes no computador. Figura 3. Localização dos componentes Ventoinha do microprocessador Conectores do adaptador de PCI Express e dissipador de calor e PCI Módulos de memória (2)
  • Page 17: Identificar Componentes Na Placa De Sistema

    Identificar componentes na placa de sistema A placa de sistema (também denominada placa planar ou placa principal) é a placa de circuitos principal do computador. Fornece as funções básicas do computador e suporta uma variedade de dispositivos. O computador contém um dos três tipos de placas de sistema apresentados nas três figuras seguintes.
  • Page 18 A Figura 5 mostra a localização dos componentes na placa de sistema nalguns modelos de computador. Figura 5. Localização dos componentes da placa de sistema Microprocessador e dissipador Conectores USB frontais (2) de calor Conector de ventoinha do Conector de ligação em série (COM) microprocessador Conector de memória 1 Conector Leo...
  • Page 19 A Figura 6 mostra a localização dos componentes na placa de sistema nalguns modelos de computador. Figura 6. Localização dos componentes da placa de sistema Microprocessador e dissipador de Conector do painel anterior calor Conector de ventoinha do Conector da ventoinha de microprocessador alimentação Conector de memória 1...
  • Page 20 Manual de Instalação e Substituição do Hardware...
  • Page 21: Capítulo 3. Instalar Opções E Substituir Hardware

    5 e “Localizar conectores na parte posterior do computador” na página 6. 4. Remova eventuais dispositivos de bloqueio, como um cadeado Kensington que fixe a tampa do computador. © Lenovo 2005, 2007. Parcialmente © IBM Corp. 2005.
  • Page 22: Remover E Substituir A Tampa Biselada Anterior

    5. Se existirem parafusos de aperto a fixar a tampa, remova-os. 6. Pressione o botão de abertura da tampa na parte lateral da tampa, deslize a tampa do computador para a parte posterior e remova-a. Figura 7. Remover a tampa do computador Remover e substituir a tampa biselada anterior Para remover e substituir a tampa biselada anterior: 1.
  • Page 23 2. Remova a tampa biselada anterior libertando as três patilhas de plástico do lado esquerdo e rodando a tampa biselada para fora. Desloque cuidadosamente a tampa biselada sem desligar o interruptor e o cabo do LED. Figura 8. Remover a tampa biselada anterior 3.
  • Page 24: Instalar Opções Internas

    Instalar opções internas Importante Leia a secção “Manusear dispositivos sensíveis à electricidade estática” na página 4 antes de abrir a tampa do computador. Instalar memória O computador tem dois ou quatro conectores para instalação de módulos de memória duais de velocidade de dados dupla 2 (DDR2 DIMMs). As placas de sistema com dois conectores podem receber um máximo de 2.0 GB de memória de sistema.
  • Page 25: Instalar Adaptadores De Pci

    4. Certifique-se de que o entalhe 1 no módulo de memória fica correctamente alinhado com o corte no conector 2 na placa de sistema. Empurre o módulo de memória para baixo, na direcção do conector, até as patilhas de retenção se fecharem.
  • Page 26 2. Na parte posterior do computador, prima o botão de ejecção 1 para abrir a patilha do adaptador 2 e remova a tampa da ranhura. Figura 11. Abrir a patilha do adaptador Manual de Instalação e Substituição do Hardware...
  • Page 27 3. Remova o adaptador da respectiva embalagem de protecção contra electricidade estática. 4. Instale o adaptador no conector apropriado na placa de sistema. 5. Rode a patilha do adaptador para a posição de fecho para fixar os adaptadores. Figura 12. Fechar a patilha do adaptador Como proceder a seguir: v Para trabalhar com outra opção, consulte a secção adequada.
  • Page 28: Instalar Unidades Internas

    Instalar unidades internas Esta secção fornece informações e instruções para instalar unidades internas. As unidades internas são dispositivos que o computador utiliza para ler e armazenar dados. Pode adicionar unidades do computador para aumentar a respectiva capacidade de armazenamento, e ainda permitir a utilização de outros tipos de suportes de dados.
  • Page 29 A Figura 13 mostra a localização dos compartimentos de unidades. Figura 13. Localização dos compartimentos de unidades A lista que se segue descreve os tipos e o tamanho das unidades que pode instalar em cada compartimento: 1 Compart. 1 - Altura máx.: 43,0 mm (1,7 pol.) v Unidade óptica, como uma unidade de CD ou DVD (pré-instalada em alguns modelos) v Unidade de disco rígido de 5,25...
  • Page 30 Instalar uma unidade no compartimento 1 ou 2 Para instalar uma unidade no compartimento 1 ou 2: 1. Remova a tampa do computador. Consulte a secção “Remover a tampa” na página 13. 2. Remova a tampa biselada anterior libertando as três patilhas de plástico do lado esquerdo e rodando a tampa biselada para fora.
  • Page 31: Ligar Unidades

    7. Para uma unidade de 5,25 polegadas, instale um suporte de fixação ao lado da unidade. Figura 15. Instalar um suporte de fixação 8. Para uma unidade de 3,5 polegadas, terá de utilizar um suporte de adaptador universal (Universal Adapter Bracket) de 5,25 a 3,5 polegadas. Pode obter este suporte junto de um revendedor de computadores local ou contactando o Centro de assistência a clientes.
  • Page 32 Ligar a primeira unidade óptica 1. A unidade requer dois cabos; um cabo de alimentação que é ligado à fonte de alimentação e um cabo de sinal que é ligado à placa de sistema. 2. Localize o cabo de sinal de três conectores fornecido com o computador ou com a nova unidade.
  • Page 33: Substituir A Pilha

    2. Localize um conector SATA disponível na placa de sistema. Consulte a secção “Identificar componentes na placa de sistema” na página 9. 3. Ligue uma das extremidades do cabo de sinal à unidade e a outra a um conector SATA disponível na placa de sistema. 4.
  • Page 34: Substituir O Conjunto Da Fonte De Alimentação

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir o conjunto de fonte de alimentação.
  • Page 35: Substituir O Dissipador De Calor

    6. Instale os quatro parafusos para fixar a fonte de alimentação. Nota: Utilize apenas os parafusos fornecidos pela Lenovo. 7. Ligue novamente os conectores da fonte de alimentação à placa de sistema.
  • Page 36 2. Deite o computador de lado. 3. Localize o dissipador de calor. Consulte a secção “Identificar componentes na placa de sistema” na página 9. 4. Desligue o cabo da ventoinha e dissipador de calor da placa de sistema. 5. Dependendo do dissipador de calor que estiver a remover, efectue um dos seguintes procedimentos: a.
  • Page 37 Figura 24. Remover um dissipador de calor fixado por parafusos Nota: É possível que seja necessário rodar cuidadosamente o dissipador de calor para o libertar do microprocessador. 6. Levante a ventoinha e o dissipador de calor com problemas para fora da placa de sistema.
  • Page 38 Figura 25. Fixar o dissipador de calor com um grampo ao suporte de fixação de plástico Manual de Instalação e Substituição do Hardware...
  • Page 39: Substituir Uma Unidade De Disco Rígido

    (Important safety information)” no Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Capítulo 3. Instalar opções e substituir hardware...
  • Page 40 Esta secção fornece instruções sobre como substituir a unidade de disco rígido. Importante Quando recebe uma nova unidade de disco rígido, recebe também um conjunto de Discos de Recuperação do Produto. O conjunto de Discos de Recuperação do Produto permitirárepor o conteúdo do disco rígido no estado que o computador tinha quando veio do fornecedor.
  • Page 41 7. Para instalar a nova unidade de disco rígido na calha (de suporte) azul, dobre a calha (de suporte) e alinhe os pinos 1 através de 4 na calha (de suporte) com os orifícios na unidade de disco rígido. Consulte a Figura 28. Não toque na placa de circuitos 5 na parte inferior da unidade de disco rígido.
  • Page 42: Substituir Uma Unidade Óptica

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir uma unidade óptica.
  • Page 43 2. Remova a tampa biselada anterior libertando as três patilhas de plástico do lado esquerdo e rodando a tampa biselada para fora. Desloque cuidadosamente a tampa biselada sem desligar o interruptor e o cabo do LED. 3. Desligue os cabos de alimentação e de sinal da parte posterior da unidade óptica.
  • Page 44: Substituir A Unidade De Disquetes

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir a unidade de disquetes.
  • Page 45: Substituir Um Módulo De Memória

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir um módulo de memória.
  • Page 46 Nota: Para executar este procedimento, ajuda se deitar o computador de lado. 2. Localize os conectores de memória. Consulte a secção “Identificar componentes na placa de sistema” na página 9. 3. Remova o módulo de memória a substituir abrindo as patilhas de retenção, conforme mostrado.
  • Page 47: Substituir Um Adaptador De Pci

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir um adaptador de PCI.
  • Page 48 3. Instale o novo adaptador no mesmo conector de adaptador. 4. Certifique-se de que o adaptador está completamente encaixado no conector de adaptador. 5. Na parte posterior do computador, articule a patilha do adaptador para a posição de fecho para fixar o adaptador. Figura 38.
  • Page 49: Substituir A Ventoinha Frontal

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir a ventoinha frontal. A ventoinha frontal localiza-se na parte interior do painel frontal do computador, atrás da tampa biselada anterior.
  • Page 50: Substituir A Ventoinha Posterior

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir a ventoinha posterior. A ventoinha posterior localiza-se na parte interior do painel posterior do computador.
  • Page 51 2. Localize a ventoinha posterior. 3. Tome nota do encaminhamento do cabo da ventoinha posterior. 4. Desligue o cabo da ventoinha posterior do conector da ventoinha do sistema na placa do sistema. Consulte a secção “Identificar componentes na placa de sistema”...
  • Page 52 7. Puxe as pontas dos suportes de borracha até a ventoinha do sistema encaixar. Figura 42. Substituir a ventoinha posterior 8. Ligue o cabo da ventoinha anterior ao conector da ventoinha do sistema na placa do sistema. 9. Avance para o Capítulo 4, “Concluir a substituição dos componentes”, na página 47.
  • Page 53: Substituir O Teclado

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir um teclado.
  • Page 54: Substituir O Rato

    Garantia (Safety and Warranty Guide) incluído com o computador. Para obter uma cópia do Manual de Segurança e Garantia (Safety and Warranty Guide), aceda ao sítio de suporte na Web em http://www.lenovo.com/support. Esta secção fornece instruções sobre como substituir um rato.
  • Page 55: Capítulo 4. Concluir A Substituição Dos Componentes

    Figura 45. Voltar a colocar a tampa do computador 3. Se a tampa estava fixa por parafusos, coloque-os. 4. Se estiver instalado um fecho da tampa, feche a tampa. © Lenovo 2005, 2007. Parcialmente © IBM Corp. 2005.
  • Page 56: Obter Controladores De Dispositivo

    Utilitário de Configuração (Using the Setup Utility program)″ no Manual do Utilizador (User Guide). Nota: Na maior parte dos países, a Lenovo requer a devolução da CRU danificada. As informações relativas a este assunto serão incluídas com a CRU ou ser-lhe-ão enviadas alguns dias após a entrega da CRU.
  • Page 57: Capítulo 5. Funções De Segurança

    Este é o mesmo tipo de bloqueio utilizado em muitos computadores portáteis. Pode encomendar um cabo de segurança directamente à Lenovo. Vá para http://www.lenovo.com/support/ e procure Kensington. Figura 46. Cadeado Kensington © Lenovo 2005, 2007. Parcialmente © IBM Corp. 2005.
  • Page 58: Argola Para Cadeado

    Esta secção aplica-se a palavras-passe que se perderam ou que foram esquecidas. Para obter mais informações sobre palavras-passe perdidas ou esquecidas, consulte o programa Lenovo Care Para eliminar uma palavra-passe esquecida: 1. Remova a tampa do computador. Consulte a secção “Remover a tampa” na página 13.
  • Page 59 6. Repita os passos 1 a 2 na página 50. 7. Coloque de novo a ponte (jumper) Clear CMOS/Recovery na posição normal (pinos 1 e 2). 8. Volte a colocar a tampa do computador e ligue o cabo de alimentação. Consulte o Capítulo 4, “Concluir a substituição dos componentes”, na página 47.
  • Page 60 Manual de Instalação e Substituição do Hardware...
  • Page 61: Apêndice. Avisos

    Os resultados obtidos noutros ambientes operativos podem variar. A Lenovo pode usar ou distribuir quaisquer informações que lhe sejam fornecidas, da forma que julgue apropriada, sem incorrer em qualquer obrigação para com o autor dessas informações.
  • Page 62: Aviso Sobre Saída De Televisão

    Web. Os materiais existentes nesses sítios da Web não fazem parte dos materiais destinados a este produto Lenovo e a utilização desses sítios da Web será da exclusiva responsabilidade do utilizador.
  • Page 63: Índice Remissivo

    54 segurança cadeado 49, 50 funções, instalar 49 informações, recursos de 3 substituição de componentes, concluir 47 informações de segurança 1 substituir Informações de segurança importantes 1 dissipador de calor 27 © Lenovo 2005, 2007. Parcialmente © IBM Corp. 2005.
  • Page 64 substituir (continuação) pilha 25 unidade de disco rígido 31 tampa remover 13 tampa, voltar a colocar 47 tampa biselada, substituir 14 tampa biselada anterior tampa biselada, remover 14 teclado, substituir 45 televisão, aviso sobre saída de 54 unidade de disco rígido, substituir 31 unidade de disquetes, substituir 36 unidade óptica, substituir 34 unidades...
  • Page 66 Part Number: 43C3170 Printed in USA (1P) P/N: 43C3170...

Table of Contents