Oki ML520n Manual Do Utilizador

Oki ML520n Manual Do Utilizador

Portugues microline 520/521 manual do utilizador
Hide thumbs Also See for ML520n:
Table of Contents

Advertisement

®
MICROLINE
520/521
Manual do Utilizador

Advertisement

Table of Contents
loading

Summary of Contents for Oki ML520n

  • Page 1 ® MICROLINE 520/521 Manual do Utilizador...
  • Page 2 Okidata. © 1993, 1995, 1996, 1997, 1998, 2001 por OKIDATA OKI, Oki Data e MICROLINE são marcas registradas da Oki Electric Industry Company, Ltd. CompuServe é marca registrada Edição revisada em setembro de 2001 da CompuServ Inc.
  • Page 3 Importantes instruções sobre segurança • Para proteger a impressora do sobreaquecimento, certifique-se de que as aberturas da impressora não A impressora OKI foi projetada com cuidado para lhe estejam bloqueadas. Não coloque a impressora sobre proporcionar anos de desempenho seguro e confiável.
  • Page 4 • A impressora deve ser instalada próximo a uma trabalho de reparos extensivos. O Informações sobre tomada de corrente elétrica que permanece Garantia, Regulamentação e Segurança explica como levar a impressora para ser reparada por facilmente acessível. técnicos qualificados da Okidata. •...
  • Page 5: Table Of Contents

    Seção 3: Usando a impressora ..........19 Conteúdo Luzes indicadoras do painel de controle ......19 Botões do painel de controle: modo Impressão ....20 Seção 1: Preparação ..............1 Botões do painel de controle: modo Menu ......21 Desembalagem ................. 1 Modo Impressão ..............22 Retirar o plástico protetor ............
  • Page 6 Seção 7: Comandos ............. 45 Convenções usadas neste guia Comandos Epson FX ............. 45 São usadas as seguintes convenções neste guia. Comandos IBM Proprinter III ..........47 Okidata MICROLINE Padrão Comandos ......49 • Notas contendo informações gerais são precedidas de Declarações da CE ..............
  • Page 7: Seção 1: Preparação

    eção 1: Preparação Se qualquer um desses itens estiver faltando ou Desembalagem danificado, contate imediatamente o revendor para fazer Escolha uma mesa, escrivaninha ou suporte de a reposição. impressora firme para colocar a impressora para removê- la da caixa. Guarde todos os materiais de embalagem Retirar o plástico protetor caso necessite reembalar novamente a impressora .Verifique o conteúdo da caixa:...
  • Page 8: Retirar Os Materiais De Acondicionamento

    2. Levante a tampa pela área ranhurada segurando em Retirar os materiais de acondicionamento qualquer um dos lados. 1. Abra a tampa de acesso( ) segurando nas lingüetas em Ê qualquer um dos lados e levante-a; a seguir, retire os materiais de acondicionamento do cabeçote de impress- ão( ) , deixando a tampa aberta para instalar a fita.
  • Page 9: Instalar/Substituir O Cartucho De Fita

    4. Retire a proteção de isopor e em seguida, abaixe o Cuidado! Se estiver substituindo a fita, o cabeçote de impressão pode estar QUENTE QUENTE QUENTE QUENTE QUENTE! separador de papel pressionando para que encaixe no lugar. 1. Com a tampa de acesso aberta, deslize o cabeçote de impressão( ) para o centro do cilindro.
  • Page 10 2. Retire o novo cartucho de fita da sua embalagem. 4. Abaixe a parte frontal do cartucho sobre o cabeçote de impressão até que se encaixe no lugar e em seguida, Não remova o protetor de fita do cartucho. gire o botão ( ) na direção da seta (sentido horário) Ë...
  • Page 11: Conectar À Tomada E Ao Computador

    Conectar à tomada e ao computador 3. Conecte a outra extremidade do cabo na tomada aterrada de 120 volts. Você deve fornecer o cabo para conectar a impressora ao computador. É necessário um cabo blindado para assegurar que este equipamento cumpre com as regulamentações da FCC.
  • Page 12: Ligar A Impressora

    Ligar a impressora Colocar papel Ligue a impressora: A impressora tem capacidade para: • Folhas avulsas (alimentação por cima) • O cabeçote de impressão se movimentará ao longo do • Formulários contínuos (alimentação por trás) cilindro e os pinos se posicionarão para determinar o ajuste da distância do cabeçote.
  • Page 13: Colocar Papel Para Alimentação Por Trás

    2. Segure a borda frontal do separador do papel ( Colocar papel para alimentação por trás Ê levante-o para acessar os pinos de arrasto. Recomenda-se o percurso de alimentação por trás para Ê relatórios de impressão, etc., em formulário contínuo e de espessura única.
  • Page 14 4. Posicione os pinos de arrasto da direita para a largura 5. Feche os protetores dos pinos de arrasto e ajuste os do papel que estiver sendo alimentado; a seguir, puxe pinos de arrasto da esquerda à posição da borda do o papel pela abertura entre a impressora e a tampa papel: as marcas de referência ( ) na impressora...
  • Page 15 7. Ajuste os pinos de arrasto da direita de forma que os 9. Aperte o botão FF/LOAD. O papel será orifícios estejam nos pinos (cuidado—se o papel automaticamente alimentado na impressora e a luz estiver muito esticado ou muito frouxo, ele pode ficar ALARM desligará.O cabeçote de impressão se bloqueado e causar problemas).
  • Page 16: Alimentação De Folhas Avulsas

    2. Coloque a alavanca do papel na posição marcada Alimentação de folhas avulsas “TOP”(por cima). O percurso de folhas avulsas é ideal para papel timbrado, memorando e envelopes e é recomendado para a impressão de gráficos e quadros por fornecer controle mais adequado do papel.
  • Page 17 4. Ajuste as guias alimentadoras do papel ( ) para a 5. Verifique a linha de base para a margem superior Ë largura do papel e coloque uma folha no separador. (TOF), indicada pela linha vermelha no protetor plástico transparente para papel ( Í...
  • Page 18: Ajustar A Margem Superior

    Ao terminar o ajuste da margem superior, aperte o botão Ajustar a margem superior Ê SEL ( ) para reativar a impressora. Ê A linha vermelha ( ) no Ê Alteração temporária da posição de início de impressão protetor plástico transparante para papel mostra a linha de Para ajustar a posição de início de impressão mais para base da posição atual de...
  • Page 19: Executar Os Autotestes

    Executar os autotestes Selecionar uma emulação Após ter instalado a fita e o papel, você está pronto para A impressora possui três emulações: iniciar os autotestes. Faça isto sempre que quiser verificar • IBM Proprinter III (padrão de fábrica) se a impressora está funcionando corretamente. •...
  • Page 20: Selecionar Um Driver De Impressora

    Emulação Epson FX Selecionar um driver de impressora Okidata ML 520/1 Epson Os drivers na tabela abaixo estão listados por ordem Epson FX850/1050 decrescente de compatibilidade com a impressora. Use Epson FX86/286 aquele que estiver mais próximo possível da parte Epson FX superior da lista.
  • Page 21: Seção 2: Manutenção Da Impressora

    eção 2: Manutenção da impressora Substituir o cartucho de fita Solucionar bloqueios contínuos de papel na alimentação por trás Para substituir o cartucho de fita, consulte "Instalação (ou Se houver bloqueios contínuos de papel, é possível que Substituição) do cartucho de fita" na Seção 1. Para haja pedaços de papel presos no percurso do papel.
  • Page 22: Eliminar Bloqueios Na Alimentação De Folhas Avulsas

    4. Levante o separador do papel, abra os pinos de arrasto 6. Retire a folha. e remova o papel. 7. Reinstale o conjunto do cilindro. 8. Realimente o papel regular. 9. Feche a tampa de acesso. 10. Ligue a impressora. 11.
  • Page 23: Limpeza Do Gabinete

    Limpeza do gabinete 4. Use um pano limpo e seco para retirar a poeira do eixo do carro e do cilindro. Assegure-se de remover todas Deve-se limpar a impressora a cada seis meses (ou após as partículas soltas de papel. aproximadamente 300 horas de funcionamento).
  • Page 25: Seção 3: Usando A Impressora

    eção 3: Usando a impressora Luzes indicadoras do painel de controle Indicador de qualidade de Acesa= impressora selecionada, pronta para receber dados impressão selecionado Piscando = impressora no modo Supressão de impressão Acesa = impressora na condição QUIET Apagada = impressora desativada (não pode receber dados) PRINT QUALITY UTILITY TEAR...
  • Page 26: Botões Do Painel De Controle: Modo Impressão

    Botões do painel de controle: modo Impressão Aperte para ligar (luz acesa) e desligar o modo QUIET. Movimente o formulário contínuo para cima para ser Impressora desativada e sem papel: aperte com o botão destacado e de volta para baixo para impressão. SHIFT para reajustar a margem superior ao padrão.
  • Page 27: Botões Do Painel De Controle: Modo Menu

    Botões do painel de controle: modo Menu Aperte e mantenha apertado o Aperte para reajustar o alarme de Sem papel. botão SHIFT para imprimir uma lista de todos os ajustes de Aperte com o botão SHIFT para sair do modo Menu. Aperte para avançar ao Menu, independente da Aperte e mantenha apertado o botão liga/desliga para reajustar os padrões de fábrica.
  • Page 28: Modo Impressão

    Modo Impressão Qualidade de impressão UTILITY Os sete botões à esquerda no painel de controle são Tipos de Gothic Gothic Courier ou Gothic botões multifuncionais. No modo Impressão, eles são impressão usados para manipular o papel (veja instruções na primeira página deste capítulo). Velocidade Mais rápida Rápida...
  • Page 29: Selecionar O Pitch De Caractere

    Fontes disponíveis Selecionar o pitch de caractere Se o comando SI for recebido do software, o pitch de Tipo de impressão Espaçamento caractere selecionado no painel de controle será NLQ Courier 10 cpi*, 12 cpi, 15 cpi, 17 cpi, 20 cpi, cancelado pelo comando SI.
  • Page 30: Modo Menu

    Modo Menu Como sair do modo Menu Para sair do modo Menu, mantenha apertado o botão Quando a impressora estiver no modo Menu, pode-se SHIFT e aperte o botão SEL. A luz Menu apagará e a luz usar os comandos do painel frontal para alterar as SEL acenderá.
  • Page 31: Amostra De Impressão Das Configurações Padrão Do Menu

    Amostra de impressão das configurações padrão do Menu Printer Control Emulation Mode IBM PPR Font Print Mode Utility Font Pitch 10 cpi Font Proportional Spacing Font Style Normal Font Size Single Symbol Sets Character Set Set I Symbol Sets Language Set American Symbol Sets Zero Character...
  • Page 32: Sumário Das Configurações Do Menu

    Sumário das configurações do Menu O quadro abaixo descreve todas as entradas possíveis no Menu da impressora. As configurações padrão estão em itálico e negrito. São fornecidos esclarecimentos para cada item (em ordem alfabética) após o quadro. Grupo Item Configurações Printer Control Emulation Mode IBM PPR, Epson FX, ML...
  • Page 33 Grupo Item Configurações Rear Feed (cont.) Page Width* 13.6”, 8” Page Length 11”, 11-2/3“, 12”, 14”, 17”, 3”, 3.5”, 4”, 5.5”, 6”, 7”, 8”, 8.5” Gap Control Auto Gap, Semi Auto Gap, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 Bottom Feed Line Spacing 6 LPI, 8 LPI...
  • Page 34 Grupo Item Configurações Set-Up Graphics Uni-directional, Bi-directional 7 or 8 Bit Graphics‡ 8, 7 Receive Buffer Size 64K, 1 Line, 32K Paper Out Override No, Yes Print Registration 0, 0.05 mm Left, 0.10 mm Left, 0.15 mm Left, 0.20 mm Left, 0.25 mm Left, 0.25 mm Right, 0.20 mm Right, 0.15 mm Right, 0.10 mm Right, 0.05 mm Right Operator Panel Function Full Operation, Limited Operation...
  • Page 35: Esclarecimento Dos Itens Do Menu

    Grupo Item Configurações Parallel I/F I-Prime Buffer Print, Buffer Clear, Invalid Pin 18 +5V, Open Auto Feed XT Invalid, Valid Aparece apenas quando a emulação da Epson LQ for selecionada. Esclarecimento dos itens do Menu Auto Select. Com o padrão de fábrica No(Não) acionado, Esses esclarecimentos estão em ordem alfabética.
  • Page 36 Form Tear-Off. Selecione 500 ms, 1 s ou 2 s para ligar QUALITY e CHARACTER PITCH quando diversas este recurso e selecione um intervalo de tempo para a pessoas estiverem utilizando a impressora e você não impressora aguardar antes de avançar o papel. quiser que essas configurações sejam alteradas no painel de controle.
  • Page 37 Print Registration. Seleciona a configuração conforme SI Select Pitch, 12 CPI(apenas IBM). Ajusta o pitch necessário a fim de obter o melhor registro para (20—padrão de fábrica— ou 12 caracteres por polegada) impressão bidirecional. para ser acionado quando o painel de controle da impressora tiver sido ajustado para 12 cpi e o comando Print Suppress Effective.
  • Page 38: Utilização Dos Recursos Da Impressora

    Utilização dos recursos da impressora O recurso de destacar formulários movimenta automatica- mente o papel para a posição de destacar após o intervalo Recurso de destacar formulário de tempo selecionado. Ao receber os dados, a impressora retornará para baixo, para a posição de impressão inicial. Ao utilizar formulários contínuos com o pino de arrasto de alimentação por trás integrado ou o sistema de tração Este recurso está...
  • Page 39: Recurso De Posicionar O Papel

    dados. Este movimento extra do papel pode causar Mudando os percursos do papel registros de impressão irregular nos gráficos. Caso Para passar à alimentação de folhas avulsas: tenha este problema, use the Menu para desativar as 1. Destaque as páginas impressas; a seguir, aperte PARK. posições de destaque de formulários.
  • Page 41: Seção 4: Solução De Problemas

    eção 4: Solução de problemas Problema: não acontece nada quando ligo a Problema: a impressora está imprimindo símbolos impressora. estranhos, fontes incorretas, etc. quando tento imprimir um documento. Solução: a impressora pode não estar conectada.Verifique a conexão do cabo de energia na Solução: o driver de impressora que foi ativado não tomada e na impressora.
  • Page 42 2. Aperte o botão GROUP até que o grupo de do início da lista, mais compatível ele será com a Configuração seja impresso. impressora. Caso o software não tenha disponível nenhum dos drivers indicados, consulte o fabricante para 3. Aperte o botão ITEM até que a distância do cabeçote verificar se foram adicionados outros drivers desde que de impressão seja exibida.
  • Page 43 Se a alavanca de papel estiver na posição correta e você baixo, dependendo do percurso do papel que estiver estiver usando o sistema de tração opcional para utilizando. alimentação por baixo, verifique a unidade de tração 3. Use o botão SET para desativar o ajuste de destacar por baixo para se certificar de que o papel esteja formulários.
  • Page 44 este problema, aperte e solte o botão SEL; a seguir, O sinal I-Prime é enviado pela interface paralela (pino mantenha apertado o botão SHIFT e aperte o botão 31) e cancelará automaticamente quaisquer ajustes que RESET (Pitch de caracteres). A luz Alarm acenderá e tenham sido efetuados usando os botões do painel você...
  • Page 45: Seção 5: Especificações

    eção 5: Especificações Método de Impressão: Impressora matriciail por pontos. Emulações: Epson FX, IBM Proprinter e Okidata Microline Padrão co-residente Cabeçote de impressão: 9 pinos 0,34 mm de diâmetro, ajustando automaticamente à espessura do papel, com Interface: Padrão: Centronics paralela proteção térmica Opcional: RS-232C serial Velocidade de impressão...
  • Page 46 Códigos de barras: Código 39, UPC A, UPC E, EAN 8, Especificações do papel EAN 13,Interleaved 2 of 5, Código Tipo de papel Alimentação Peso Faixa de largura* 128, Postnet Postnet Folhas avulsas apenas 6,35 a ME: 183 a 216 mm Tamanho do buffer de recebimento: 64K por cima 10,89kg.
  • Page 47 Dimensões (L ´ P ´ H) Requisitos elétricos: 120 volts ca (+5,5%, ±15%), 60 Hz (±2%) Modelo 520: 1 66 mm ´ ´ Também disponível para 230 volts Modelo 521: 1 66 mm ´ ´ ca (+6%, -10%) ou 240 (+10%) Peso volts ca, 50/60 Hz (±2%) Modelo 520:...
  • Page 49: Seção 6: Peças E Acessórios

    Conjunto destacável do cilindro Î • Consulte um revendedor ou assistência técnica Modelo 520 ......53341501 autorizada da Okidata. (Localize um Revendedor Modelo 521 ......53341601 autorizado Oki Data visitando um dos seguintes sites Î da Webhttp://my.okidata.com.) Fita ........... 52107001 Ï...
  • Page 50: Manuais

    Manuais Manual Nº Pedido Manual de Manutenção ......... 59258401 Manual de Consulta ......MS-9094 (59258305) Acessórios Acessórios Nº Pedido Ë Modelo 520 Alimentador de folhas avulsas ......70022501 Ê Ê Alimentador de folhas avulsas, recipiente duplo ... 70022601 Sistema de tração, montagem por cima ....
  • Page 51: Seção 7: Comandos

    eção 7: Comandos Esta Seção contém uma lista dos comando mais Comando Epson ASCII Decimal comumente usados. O Manual de referência Microline Apagar oferece listas completas de todos os comandos, juntamente com as informações sobre como usá-los. É Comprimento do formulário possível exibir este documento acessando o documento n polegadas (n = 1 a 22) ESC C NUL n...
  • Page 52 Comando Epson ASCII Decimal Comando Epson ASCII Decimal Impressão destacada Modo Supressão de ligada ESC E 27 69 impressão desligada ESC E 27 70 ligado desligado Impressão em itálico ligada ESC 4 27 52 Pitch de caracteres desligada ESC 5 27 53 Selecionar 10 cpi ESC P...
  • Page 53: Comandos Ibm Proprinter Iii

    Comando Epson ASCII Decimal Comando IBM ASCII Decimal Sensor de Sem papel Alimentação de linha, executar desligado ESC 8 27 56 com retorno de carro ligado ESC 9 27 57 n/144" (n = 1 a127) ESC % 5 n 27 37 53 n n/216"...
  • Page 54 Comando IBM ASCII Decimal Comando IBM ASCII Decimal Espaçamento proporcional Margem superior, Ajustar ligado ESC p 1 27 112 49 à posição atual ESC 4 27 52 desligado ESC p 0 27 112 48 Modo Supressão de impressão Gravação por cima ligada ESC - 1 27 95 49 ML520, ligada...
  • Page 55: Okidata Microline Padrão Comandos

    Comando da Okidata ASCII Decimal Comando IBM ASCII Decimal Comando de alimentação Sobrescritas ligadas ESC S 1 27 83 49 de linha (continuação) Sobrescritas desligadas ESC T 27 84 Reverso ESC LF 27 10 Software I-Prime ESC } NUL 27 125 0 Conjuntos de caracteres Subescritas ligadas ESC S 0...
  • Page 56 Comando da Okidata ASCII Decimal Comando da Okidata ASCII Decimal Reajustar: Apagar buffer Impressão subescrita de impressão ligada ESC L 27 76 desligada ESC M 27 77 Retrocesso Retorno de carro Impressão unidirecional ligada ESC U 27 45 Saltar a linha picotada desligada ESC = 27 61...
  • Page 57: Declarações Da Ce

    eclarações da CE Conselho da União Européia das Comunidades Européias Declaração de Conformidade Eletromagnética para os Modelos de 230/240-Volts Este produto atende os requisitos da Diretiva do Conselho 89/336/CEE sobre a harmonização das leis dos estados membros relativos à compatibilidade eletromagnética.
  • Page 59: Índice

    Í ndice 7 or 8 Bit Graphics item Caracteres de impressão .23, 39 Comprimento do de menu ....... 28 Courier .......23, 39 formulário .....45, 47 Bloqueios de papel ..15-16 Caracteres por linha ....39 Conectar à Botão Cartucho de fita computador ......
  • Page 60 Fontes ........23 Interface ........5 residentes ......39 paralela ......5 Manuais, pedido ....44 Eliminar bloqueios de papel Form Tear-Off .... 26, 27, 29 serial .........44 na alimentação por trá ... 15-16 Manutenção ......15 Formulários contínuos Interromper impressão ..48 Margem superior ....12 Emulação ......14 bloqueios, liberação .
  • Page 61 Paper Out Override item de Resoluçáo de problemas ..35 menu ......28, 30 bloqueios de papel ..15-16 Okidata Qualidade de Impressão Peças de reposição ....43 eletricidade estátic ...38 emulação padrão da botão ........20 Película protetora ....1 MICROLINE ....14 luzes .........20 Peso ........
  • Page 62 Tab Horizontal ..46, 47, 49 Tamanho do buffer de recebimento ......40 Testes ........13 contínuo de ASCII ... 13 de amostra de fontes ..13 Time Out Print item de menu ......28, 31 Transparência especificações ..... 40 Umidade ....... 41 Wait Time item de menu ......
  • Page 63: Folha De Dados Sobre A Segurança De Materiais

    olha de dados sobre a segurança de materiais Ingredientes perigosos Folha de dados sobre a segurança de Carvão Aditivos materiais (MSDS) # 58304701 CAS# 1333-86-4 CAS# Não aplicável OSHA PEL 3,5 mg/m OSHA TWA Não aplicável Fita preta (P/N 52107001) ACGIH TLV Não aplicável ACGIH TLV Não aplicável Material corante...
  • Page 64 Dados sobre perigos de incêncio e explosão Manuseio e uso seguro Ponto de ignição (Método usado): não aplicável Proteção respiratória: não aplicável Limites de inflamabilidade, LEL/UEL: não aplicável Luvas e/ou proteção para os olhos: normalmente não são Meios de extinção: água, CO , substância química seca ou necessárias.

This manual is also suitable for:

Ml521Ml521nMl520Microline 520Microline 521

Table of Contents