Lenovo ThinkCentre M71e Manual Do Utilizador

Tipos de máquina: 3129, 3133, 3136, 3141, 3146, 3150, 3156, 3166, 3169, 3175, 3177, 5036 e 7338
Hide thumbs Also See for ThinkCentre M71e:
Table of Contents

Advertisement

Manual do Utilizador do
ThinkCentre
Tipos de Máquina: 3129, 3133, 3136, 3141, 3146, 3150, 3156, 3166,
3169, 3175, 3177, 5036 e 7338

Advertisement

Table of Contents
loading

Summary of Contents for Lenovo ThinkCentre M71e

  • Page 1 Manual do Utilizador do ThinkCentre Tipos de Máquina: 3129, 3133, 3136, 3141, 3146, 3150, 3156, 3166, 3169, 3175, 3177, 5036 e 7338...
  • Page 2 111. Terceira Edição (Dezembro 2011) © Copyright Lenovo 2011. AVISO DE DIREITOS LIMITADOS E RESTRITOS: Caso os dados ou software sejam fornecidos consoante um contrato “GSA” (General Services Administration), a utilização, reprodução ou divulgação ficará sujeita às restrições definidas...
  • Page 3: Table Of Contents

    ....ix Registar o computador na Lenovo ..Deslocar o computador para outro país ou Instruções sobre a fonte de alimentação .
  • Page 4 Sair do programa Setup Utility ..Lenovo Welcome ... . Ajuda e Suporte ... .
  • Page 5: Índice

    (http://www.lenovo.com) ..Declaração de Conformidade da FCC (Federal Sítio de Suporte na Web da Lenovo ..Communications Commission) ..Ajuda e assistência ... . .
  • Page 6 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 7: Informações Importantes Sobre Segurança

    Se já não possuir uma cópia do Manual de Segurança e Garantia do ThinkCentre, poderá obter uma ® versão em formato PDF (Portable Document Format) a partir do sítio de Suporte na Web da Lenovo http://www.lenovo.com/support. O sítio de Suporte na Web da Lenovo fornece o Manual de Segurança e Garantia do ThinkCentre e este Manual de Utilizador do ThinkCentre noutros idiomas.
  • Page 8: Prevenção De Electricidade Estática

    Prevenção de electricidade estática A electricidade estática, apesar de inofensiva para o utilizador, pode danificar seriamente os componentes do computador e dispositivos. O manuseamento indevido de componentes sensíveis a electricidade estática pode danificar o componente. Quando desembalar um dispositivo ou CRU, não abra o pacote com protecção contra electricidade estática que contém o componente até...
  • Page 9: Cabos De Extensão E Dispositivos Relacionados

    Calor e ventilação do produto Os computadores, os transformadores e muitos acessórios podem gerar calor quando estão ligados e durante o carregamento das baterias. Siga sempre as precauções básicas abaixo indicadas: © Copyright Lenovo 2011...
  • Page 10: Ambiente Operativo

    • Não deixe o computador, o transformador ou acessórios em contacto com qualquer parte do corpo durante um período de tempo prolongado, quando o computador estiver a funcionar ou durante o carregamento da bateria. O computador, o transformador e muitos acessórios produzem calor durante um funcionamento normal.
  • Page 11: Informações Sobre A Segurança Do Modem

    Alguns produtos de funcionamento a laser contêm um díodo laser de Classe 3A ou Classe 3B incorporado. Tenha em atenção o seguinte. Radiação laser após a abertura. Não olhe fixamente para o feixe, não observe directamente com instrumentos ópticos e evite a exposição directa ao feixe. © Copyright Lenovo 2011...
  • Page 12: Instruções Sobre A Fonte De Alimentação

    Instruções sobre a fonte de alimentação Nunca retire a tampa de uma fonte de alimentação ou de nenhum componente que tenha a etiqueta que se segue afixada. Estão presentes tensão, corrente e níveis eléctricos perigosos dentro de qualquer peça que tenha esta etiqueta afixada.
  • Page 13: Capítulo 1. Descrição Geral Do Produto

    Capítulo 1. Descrição geral do produto Este capítulo fornece informações relativas às características, especificações, programas de software fornecidos pela Lenovo e localização dos conectores, componentes, peças da placa de sistema e unidades internas do computador. Funcionalidades Esta secção fornece informações sobre as funcionalidades do computador. As informações que se seguem abrangem diversos modelos.
  • Page 14 • Controlador de Ethernet integrado de 100/1000 Mbps • Modem de Fax PCIE x1 (alguns modelos) Funcionalidades de gestão do sistema • Capacidade para armazenar os resultados dos testes de hardware do auto teste após ligação (POST, power-on self-test) • DMI (Advanced Configuration and Power Interface) A DMI (Desktop Management Interface) fornece um caminho comum aos utilizadores para acederem a informações sobre todos os aspectos de um computador, incluindo o tipo de processador, data de instalação, impressoras e outros periféricos ligados, fontes de alimentação e histórico de manutenção.
  • Page 15 Funções de Entrada/Saída (E/S) • Porta série de 9 pinos (uma padrão e uma opcional) • Seis conectores USB (Universal serial Bus) (dois no painel anterior e quatro no painel posterior) • Um conector de Ethernet • Um conector DVI •...
  • Page 16 O(s) sistema(s) operativo(s) aqui indicado(s) está(ão) em processo de certificação ou de teste relativamente a compatibilidade, à data da edição deste manual. Podem ser identificados outros sistemas operativos pela Lenovo como sendo compatíveis com este computador, após a publicação deste manual. Esta lista poderá sofrer alterações.
  • Page 17: Especificações

    Lenovo. Software fornecido pela Lenovo Os programas de software que se seguem são fornecidos pela Lenovo para ajudar o utilizador a melhorar a produtividade e a reduzir o custo associado à manutenção do computador. Os programas de software Capítulo 1...
  • Page 18: Lenovo Welcome

    Para aceder ao programa Lenovo ThinkVantage Tools, faça clique em Iniciar ➙ Todos os programas ➙ Lenovo ThinkVantage Tools. A tabela que se segue lista os programas aos quais pode aceder a partir do programa Lenovo ThinkVantage Tools. Para aceder a um programa, faça duplo clique no ícone correspondente.
  • Page 19: Product Recovery

    Para instalar o programa ThinkVantage Password Manager, proceda do seguinte modo: 1. Faça clique em Iniciar ➙ Todos os programas ➙ Lenovo ThinkVantage Tools e faça duplo clique em Password Vault. 2. Siga as instruções apresentadas no ecrã.
  • Page 20: Adobe Reader

    Para instalar o programa ThinkVantage Rescue and Recovery, proceda do seguinte modo: 1. Faça clique em Start ➙ All Programs ➙ Lenovo ThinkVantage Tools e faça duplo clique em Enhanced Backup and Restore.
  • Page 21: Localizar Conectores, Controlos E Indicadores Na Parte Frontal Do Computador

    Localizar conectores, controlos e indicadores na parte frontal do computador A Figura 1 “Localizações do conector, controlo e indicador frontais” na página 9 mostra as localizações dos conectores, controlos e indicadores na parte frontal do computador. Figura 1. Localizações do conector, controlo e indicador frontais Indicador de actividade da unidade de disco Conector USB (porta USB 1) rígido...
  • Page 22: Localizar Conectores No Painel Posterior Do Computador

    Localizar conectores no painel posterior do computador A Figura 2 “Localizações dos conectores posteriores” na página 10 mostra a localização dos conectores na parte posterior do computador. Alguns conectores no painel posterior do computador estão codificados por cores para ajudar na determinação do local de ligação dos cabos no computador. Figura 2.
  • Page 23 Conector Descrição Utiliza-se para ligar um monitor DVI ou outros dispositivos que utilizem um conector Conector de monitor DVI de monitor DVI. Conector Ethernet Utilizado para ligar um cabo Ethernet a uma rede local (LAN). Nota: Para utilizar o computador dentro dos limites FCC Classe B, utilize um cabo Ethernet categoria 5.
  • Page 24: Localizar Componentes

    Localizar componentes A Figura 3 “Localização dos componentes” na página 12 mostra a localização dos vários componentes no computador. Para remover a cobertura do computador, consulte a secção “Remover a cobertura do computador” na página 34. Figura 3. Localização dos componentes Dissipador de calor e ventoinha Unidade de disco rígido (ou disco de memória sólida) Microprocessador...
  • Page 25: Localização De Componentes Na Placa De Sistema

    Localização de componentes na placa de sistema A Figura 4 “Localização dos componentes da placa de sistema” na página 13 mostra a localização dos componentes na placa de sistema. Figura 4. Localização dos componentes da placa de sistema Conector de alimentação de 4 pinos Conectores SATA (3) Microprocessador Conector USB anterior 2 (para ligação de dispositivos USB...
  • Page 26: Localizar As Unidades Internas

    Localizar as unidades internas As unidades internas são dispositivos que o computador utiliza para ler e armazenar dados. Pode adicionar unidades ao computador para aumentar a respectiva capacidade de armazenamento, e ainda permitir a utilização de outros tipos de suportes de dados. As unidades internas são instaladas em compartimentos. Neste manual, os compartimentos são designados por compartimento 1, compartimento 2 e assim sucessivamente.
  • Page 27: Etiqueta Com O Tipo E Modelo Da Máquina

    Etiqueta com o tipo e modelo da máquina A etiqueta com o tipo e modelo da máquina identifica o computador. Quando contactar a Lenovo para obter ajuda, as informações de tipo e modelo de máquina ajudam os técnicos de suporte a identificar o problema e a prestar assistência mais rapidamente.
  • Page 28 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 29: Capítulo 2. Utilizar O Computador

    Seguem-se algumas sugestões que irão ajudar a optimizar a utilização do computador. Posso obter o manual do utilizador noutro idioma? O manual do utilizador está disponível em vários idiomas no sítio de Suporte na Web da Lenovo, em: http://www.lenovo.com/ThinkCentreUserGuides Onde estão os meus discos de recuperação? A Lenovo disponibiliza um programa que permite criar discos de recuperação.
  • Page 30: Utilizar Um Leitor De Impressões Digitais

    Para abrir o programa ThinkVantage Fingerprint Software e utilizar o leitor de impressões digitais, efectue um dos seguintes procedimentos: • No sistema operativo Windows 7, faça clique em Iniciar ➙ Todos os Programas ➙ Lenovo ThinkVantage Tools ➙ Leitor de Impressões Digitais.
  • Page 31: Acerca Do Áudio Do Computador

    Acerca do áudio do computador Caso esteja instalado de origem um adaptador de áudio de elevado desempenho no computador, os conectores de áudio da placa de sistema na parte posterior do computador estão habitualmente desactivados; utilize os conectores facultados no adaptador de áudio. Cada opção de áudio proporciona, pelo menos, três conectores áudio: conector de entrada de linha de áudio, conector de saída de linha de áudio e conector de Microfone.
  • Page 32: Utilizar Cds E Dvds

    Utilizar CDs e DVDs O computador poderá ter uma unidade de DVD ROM ou uma unidade de gravação de DVDs instalada. As unidades de DVD utilizam CDs ou DVDs de tamanho padrão de 12 cm (4,75 polegadas). Se o computador for fornecido com uma unidade de DVD, a unidade pode ler discos DVD-ROM, DVD-R, DVD-RAM, DVD-RW e todos os tipos de CD, como, por exemplo, discos CD-ROM, CD-RW, CD-R e CDs de áudio.
  • Page 33: Gravar Um Cd Ou Dvd

    Se o computador for fornecido com uma unidade de gravação de DVDs, pode utilizar a unidade para gravar CDs ou DVDs. Para gravar um CD ou DVD, proceda do seguinte modo: 1. Faça clique em Iniciar ➙ Todos os Programas ➙ Corel DVD MovieFactory Lenovo Edition. 2. Siga as instruções apresentadas no ecrã.
  • Page 34 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 35: Capítulo 3. O Utilizador E O Computador

    A Lenovo está empenhada em proporcionar a indivíduos com incapacidades físicas um melhor acesso a informações e tecnologia. Por conseguinte, as informações a seguir indicadas visam ajudar o utilizador com problemas auditivos, visuais e deficiências motoras a tirar o máximo partido da utilização de um computador.
  • Page 36: Brilho E Iluminação

    Ajuste o monitor de modo a que o topo do ecrã fique ao nível dos olhos ou ligeiramente abaixo. Coloque o monitor a uma distância de visualização confortável, normalmente de 51 a 61 cm e posicione-o de modo a poder visualizar o mesmo sem torcer o corpo. Posicione também outro equipamento que utilize regularmente, como o telefone ou o rato, ao seu alcance.
  • Page 37: Registar O Computador Na Lenovo

    Lenovo notifique o utilizador sobre possíveis actualizações e informações técnicas. Ao registar o computador, as informações são introduzidas numa base de dados, o que permite à Lenovo contactar o cliente caso ocorra uma recuperação de hardware ou outro problema grave. Para além disso, algumas localizações proporcionam privilégios e serviços expandidos para os utilizadores registados.
  • Page 38: Substituição Dos Cabos De Alimentação

    Se deslocar o computador para um país ou região que utilize um estilo de tomada eléctrica diferente do tipo que estiver actualmente a utilizar, terá de adquirir adaptadores de ficha eléctrica ou novos cabos de alimentação. Pode encomendar cabos de alimentação directamente à Lenovo. Para obter informações sobre cabos de alimentação e part numbers, consulte: http://www.lenovo.com/powercordnotice...
  • Page 39: Capítulo 4. Segurança

    Para obter mais informações, consulte a secção “Seleccionar ou alterar a sequência de dispositivos de arranque” na página 72. • Arranque sem teclado ou rato O computador pode iniciar sessão no sistema operativo sem que esteja ligado o teclado ou o rato. • TPM (Trusted Platform Module) © Copyright Lenovo 2011...
  • Page 40: Bloquear A Cobertura Do Computador

    O Trusted Platform Module é um cripto processador seguro que pode armazenar chaves criptográficas que protegem as informações armazenadas no computador. Bloquear a cobertura do computador O bloqueio da cobertura do computador ajuda a evitar que indivíduos não autorizados tenham acesso ao interior do computador.
  • Page 41: Ligar Um Bloqueio Por Cabo Integrado (Cadeado Kensington)

    Este é o mesmo tipo de bloqueio utilizado em muitos computadores portáteis. Pode encomendar um bloqueio por cabo integrado directamente à Lenovo, procurando Kensington em: http://www.lenovo.com/support Figura 8. Bloqueio por cabo integrado Utilizar palavras-passe Pode definir uma variedade de palavras-passe através do sistema operativo Microsoft Windows e através do...
  • Page 42: Palavras-Passe Do Windows

    será solicitada a introdução de uma palavra-passe sempre que tentar aceder à unidade de disco rígido. Para obter mais informações, consulte a secção “Palavra-passe de disco rígido” na página 70. • Palavra-Passe de Administrador: a definição de uma Palavra-Passe de Administrador impede que utilizadores não autorizados alterem as definições de configuração.
  • Page 43: Proteger Dados Contra Vírus

    O computador é fornecido com um programa antivírus para ajudar a detectar, eliminar e proteger-se contra vírus. A Lenovo fornece uma versão completa de software antivírus instalada no computador, com uma subscrição gratuita de 30 dias. Após 30 dias, será necessário renovar a licença para continuar a receber as actualizações do software antivírus.
  • Page 44 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 45: Capítulo 5. Instalar Ou Substituir Hardware

    Atenção: Não abra o computador nem tente efectuar qualquer reparação antes de ler e compreender as “Informações importantes sobre segurança” na página v. Notas: 1. Utilize apenas componentes de computador fornecidos pela Lenovo. 2. Ao instalar ou substituir uma opção, utilize as instruções adequadas fornecidas nesta secção juntamente com as instruções fornecidas com a opção.
  • Page 46: Remover A Cobertura Do Computador

    opção para o ajudar a estabelecer a ligação e a instalar qualquer software ou controlador de dispositivo requerido pela opção. Remover a cobertura do computador Atenção: Não abra o computador nem tente efectuar qualquer reparação antes de ler e compreender as “Informações importantes sobre segurança”...
  • Page 47: Remover E Reinstalar A Cobertura Biselada Anterior

    Remover e reinstalar a cobertura biselada anterior Atenção: Não abra o computador nem tente efectuar qualquer reparação antes de ler e compreender as “Informações importantes sobre segurança” na página v. Esta secção fornece instruções sobre como remover e reinstalar a cobertura biselada anterior. Para remover e reinstalar a cobertura biselada anterior, proceda do seguinte modo: 1.
  • Page 48: Instalar Ou Substituir Uma Placa Pci

    4. Para voltar a colocar a cobertura biselada anterior, alinhe as três patilhas plásticas do lado direito da cobertura com os orifícios correspondentes na caixa e, em seguida, rode a cobertura biselada anterior para dentro, até encaixar na posição correcta do lado esquerdo. Figura 11.
  • Page 49 3. Na parte traseira do computador, remova o parafuso que fixa a patilha da placa PCI. Figura 12. Remover o parafuso que fixa a patilha da placa PCI 4. Consoante esteja a instalar ou a substituir uma placa PCI, proceda de um dos seguintes modos: •...
  • Page 50 Figura 13. Remover o cartão PCI Notas: a. A placa encaixa firmemente na ranhura de placa. Se necessário, alterne o movimento de cada extremidade da placa de modo a removê-la gradualmente da ranhura de placa. b. Se a placa estiver fixa por um trinco de fixação prima-o, conforme ilustrado para soltar o trinco.
  • Page 51: Instalar Ou Substituir Um Módulo De Memória

    7. Para fixar a placa PCI, rode a respectiva patilha para a posição fechada. Figura 14. Instalar uma placa PCI 8. Volte a instalar o parafuso para encaixar a patilha da placa PCI. Como proceder a seguir: • Para trabalhar com outro componente de hardware, consulte a secção adequada. •...
  • Page 52 5. Remova quaisquer componentes que impeçam o acesso às ranhuras de memória. Consoante o modelo do computador, poderá ser necessário remover a placa gráfica PCI Express x16 para um mais fácil acesso às ranhuras de memória. Consulte a secção “Instalar ou substituir uma placa PCI” na página 36. 6.
  • Page 53: Instalar Ou Substituir Uma Unidade Óptica

    7. Posicione o módulo de memória novo sobre a ranhura da memória. Certifique-se de que o entalhe no módulo de memória fica correctamente alinhado com o corte na ranhura na placa de sistema. Empurre o módulo de memória para baixo, na direcção da ranhura, até as patilhas de retenção se fecharem.
  • Page 54 4. Remova os três parafusos que fixam a unidade óptica. Em seguida, faça deslizar a unidade óptica para fora do painel anterior do computador. Figura 18. Remover a unidade óptica 5. Faça deslizar a nova unidade óptica no compartimento de unidades a partir da parte frontal e alinhe o orifícios dos parafusos na nova unidade óptica com os orifícios correspondentes no compartimento de unidades.
  • Page 55: Substituir A Bateria

    6. Ligue uma das extremidades do cabo de sinal à parte de trás da nova unidade óptica e a outra extremidade a um conector SATA disponível na placa de sistema. Consulte a secção “Localização de componentes na placa de sistema” na página 13. Em seguida, localize um conector de alimentação de 5 fios disponível e ligue-o à...
  • Page 56: Substituir O Dissipador De Calor E A Ventoinha

    4. Remova a pilha antiga. Figura 21. Remover a pilha anterior 5. Instalar uma pilha nova. Figura 22. Instalar uma pilha nova 6. Volte a colocar a cobertura do computador e ligue novamente os cabos. Consulte a secção “Concluir a substituição dos componentes”...
  • Page 57 2. Remova a cobertura do computador. Consulte a secção “Remover a cobertura do computador” na página 34. 3. Deite o computador de lado para aceder mais facilmente à placa de sistema. 4. Localize o dissipador de calor e a ventoinha. Consulte a secção “Localização de componentes na placa de sistema”...
  • Page 58: Substituir O Conjunto Da Fonte De Alimentação

    9. Siga a sequência que se segue para instalar os quatro parafusos, de modo a fixar o novo conjunto do dissipador de calor e ventoinha. Não aperte demasiado os parafusos. a. Aperte parcialmente o parafuso , em seguida, aperte completamente o parafuso e, em seguida, aperte o parafuso b.
  • Page 59 8. Coloque e aperte os quatro parafusos para fixar o conjunto da fonte de alimentação. Nota: Utilize apenas parafusos fornecidos pela Lenovo. 9. Volte a ligar os cabos do conjunto da fonte de alimentação à placa de sistema e a cada unidade.
  • Page 60: Substituir O Microprocessador

    Como proceder a seguir: • Para trabalhar com outro componente de hardware, consulte a secção adequada. • Para concluir a instalação ou substituição, consulte a secção “Concluir a substituição dos componentes” na página 58. Substituir o microprocessador Atenção: Não abra o computador nem tente efectuar qualquer reparação antes de ler e compreender as “Informações importantes sobre segurança”...
  • Page 61 6. Levante o pequeno manípulo e abra a peça de fixação para aceder ao microprocessador Figura 25. Aceder ao microprocessador 7. Levante o microprocessador a direito e retire-o da ranhura do microprocessador. Figura 26. Remover o microprocessador Notas: a. O microprocessador e a ranhura podem não ser iguais à ilustração. Capítulo 5 Instalar ou substituir hardware...
  • Page 62 b. Tome nota da orientação do microprocessador na ranhura. Pode procurar o pequeno triângulo situado num dos cantos do microprocessador ou tome nota da orientação dos entalhes microprocessador. Esta informação é importante para instalar o novo microprocessador na placa de sistema. c.
  • Page 63: Instalar O Disco De Memória Sólida

    13. Instale novamente o dissipador de calor e a ventoinha. Consulte a secção “Substituir o dissipador de calor e a ventoinha” na página 44. 14. Ligue novamente todos os cabos que foram desligados da placa de sistema. Como proceder a seguir: •...
  • Page 64: Substituir A Unidade De Disco Rígido Primária

    Substituir a unidade de disco rígido primária Atenção: Não abra o computador nem tente efectuar qualquer reparação antes de ler e compreender as “Informações importantes sobre segurança” na página v. Este secção fornece instruções sobre como substituir a unidade de disco rígido primária. Nota: Dependendo do tipo de modelo, o computador poderá...
  • Page 65 6. Faça deslizar a nova unidade de disco rígido novo no compartimento de unidades e alinhe o orifícios dos parafusos na nova unidade de disco rígido com os orifícios correspondentes no compartimento de unidades. Em seguida, instale os quatro parafusos para encaixar a nova unidade de disco rígido. Figura 30.
  • Page 66: Substituir A Ventoinha Posterior

    Substituir a ventoinha posterior Atenção: Não abra o computador nem tente efectuar qualquer reparação antes de ler e compreender as “Informações importantes sobre segurança” na página v. Esta secção fornece instruções sobre como substituir a ventoinha posterior. Para substituir a ventoinha posterior, proceda do seguinte modo: 1.
  • Page 67: Substituir O Conjunto Áudio Frontal E Usb

    7. Puxe as pontas dos suportes de borracha até a ventoinha posterior encaixar correctamente. Figura 33. Instalar a ventoinha posterior 8. Ligue o cabo da ventoinha posterior ao conector da ventoinha do sistema na placa de sistema. Como proceder a seguir: •...
  • Page 68: Substituir O Teclado

    Nota: Certifique-se de que anota a localização dos cabos ao desligá-los da placa de sistema. 6. Remova o parafuso que fixa o suporte do conjunto de áudio e USB anterior à caixa para remover o suporte da caixa. Figura 34. Remover o parafuso que fixa o conjunto de áudio e USB anterior à caixa 7.
  • Page 69: Substituir O Rato

    1. Remova todos os suportes das unidades. Em seguida, desligue todos os dispositivos ligados, bem como o computador. 2. Desligue todos os cabos de alimentação das tomadas eléctricas. 3. Desligue o cabo do teclado anterior do computador. 4. Ligue o teclado novo ao conector adequado no computador. O teclado poderá ser ligado a um conector de teclado PS/2 ou a um conector USB .
  • Page 70: Concluir A Substituição Dos Componentes

    secção “Localizar conectores, controlos e indicadores na parte frontal do computador” na página 9 ou “Localizar conectores no painel posterior do computador” na página 10. Figura 36. Conectores de rato Como proceder a seguir: • Para trabalhar com outro componente de hardware, consulte a secção adequada. •...
  • Page 71 9. Para actualizar a configuração, consulte o Capítulo 7 “Utilizar o programa Setup Utility” na página 69. Nota: Na maior parte dos países, a Lenovo requer a devolução da Unidade Substituível pelo Cliente (CRU) danificada. As informações relativas a este assunto serão incluídas com a CRU ou ser-lhe-ão enviadas alguns dias após a entrega da CRU.
  • Page 72 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 73: Capítulo 6. Informações De Recuperação

    Recovery manualmente antes de activar as respectivas funcionalidades. Para instalar o programa do Rescue and Recovery, proceda do seguinte modo: a. Faça clique em Start ➙ All Programs ➙ Lenovo ThinkVantage Tools e faça duplo clique em Enhanced Backup and Restore.
  • Page 74: Utilizar Suportes De Recuperação

    é designada por “criar discos Product Recovery”. • Para criar suportes de recuperação no sistema operativo Windows 7, faça clique em Iniciar ➙ Todos os Programas ➙ Lenovo ThinkVantage Tools ➙ Discos Factory Recovery. Em seguida, siga as instruções apresentadas no ecrã.
  • Page 75: Executar Uma Operação De Cópia De Segurança

    Windows 7, proceda do seguinte modo: 1. A partir do ambiente de trabalho do Windows, faça clique em Iniciar ➙ Todos os programas ➙ Lenovo ThinkVantage Tools ➙ Enhanced Backup and Restore. É aberto o programa Rescue and Recovery.
  • Page 76: Utilizar O Espaço De Trabalho Do Rescue And Recovery

    Para mais informações sobre como efectuar uma operação de recuperação a partir do espaço de trabalho do Rescue and Recovery, consulte a secção “Utilizar o espaço de trabalho do Rescue and Recovery” na página 64. Utilizar o espaço de trabalho do Rescue and Recovery O espaço de trabalho do Rescue and Recovery reside numa área protegida e oculta da unidade de disco rígido que funciona independentemente do sistema operativo Windows.
  • Page 77: Criar E Utilizar Um Suporte De Recuperação

    • Para criar um suporte de recuperação no sistema operativo Windows 7, proceda do seguinte modo: 1. A partir do ambiente de trabalho do Windows, faça clique em Iniciar ➙ Todos os programas ➙ Lenovo ThinkVantage Tools ➙ Enhanced Backup and Restore (Cópias de segurança e Restauro optimizados). É aberto o programa Rescue and Recovery.
  • Page 78: Reinstalar Controladores De Dispositivo E Aplicações Pré-Instalados

    Reinstalar aplicações pré-instaladas Esta secção fornece instruções sobre como reinstalar as aplicações pré-instaladas. Para reinstalar as aplicações seleccionadas que tenham sido pré-instaladas no computador Lenovo, proceda do seguinte modo: 1. Ligue o computador. 2. Utilize o Explorador do Windows ou Computador para visualizar a estrutura de directórios da unidade de disco rígido.
  • Page 79: Reinstalar Programas De Software

    • Consulte o sistema de ajuda do Microsoft Windows para obter mais informações sobre como reinstalar a maior parte dos programas disponíveis comercialmente. • Para reinstalar programas de aplicação seleccionados, que tenham sido pré-instalados pela Lenovo, proceda do seguinte modo: 1.
  • Page 80: Resolver Problemas De Recuperação

    A reinstalação de controladores de dispositivo implica a alteração da configuração actual do computador. Reinstale controladores de dispositivo apenas quando for necessário corrigir um problema no computador. Para obter mais informações sobre a reinstalação de controladores de dispositivo que tenham sido fornecidos com o computador, consulte o tópico “Reinstalar controladores de dispositivo e aplicações pré-instalados”...
  • Page 81: Capítulo 7. Utilizar O Programa Setup Utility

    • Palavra-passe de Administrador • Palavra-passe de disco rígido Não é necessário definir qualquer palavra-passe para utilizar o computador. Contudo, a utilização de palavras-passe aumenta a segurança do computador. Se decidir definir palavras-passe, leia as secções seguintes. © Copyright Lenovo 2011...
  • Page 82: Considerações Sobre Palavras-Passe

    Considerações sobre palavras-passe Uma palavra-passe pode ser constituída por qualquer combinação de um máximo de 64 caracteres numéricos e alfabéticos. Por motivos de segurança, recomenda-se a utilização de uma palavra-passe segura que não possa ser facilmente comprometida. Para definir uma palavra-passe segura, siga as seguintes directrizes: •...
  • Page 83: Apagar Palavras-Passe Perdidas Ou Esquecidas (Limpar O Conteúdo Do Cmos)

    3. Consoante o tipo de palavra-passe, seleccione Set Power-On Password (Definir Palavra-passe de ligação), Set Administrator Password (Definir Palavra-passe de administrador) ou Hard Disk Password (Definir Palavra-passe de disco rígido). 4. Siga as instruções apresentadas no lado direito do ecrã para definir, alterar ou eliminar uma palavra-passe.
  • Page 84: Seleccionar Um Dispositivo De Arranque

    2. No menu principal do programa Setup Utility (Utilitário de Configuração), seleccione Devices (Dispositivos). 3. Consoante o dispositivo que pretende activar ou desactivar, execute uma das acções seguintes: • Seleccione USB Setup (Configuração de USB) para activar ou desactivar um dispositivo USB. •...
  • Page 85: Sair Do Programa Setup Utility

    2. Ao ligar o computador, prima e solte repetidamente a tecla F1. Quando o computador emitir vários sinais sonoros ou quando for apresentado um ecrã de logótipo, solte a tecla F1. O programa Setup Utility é iniciado. Nota: Se tiver sido definida uma palavra-passe de ligação ou uma palavra-passe de administrador, o menu principal do programa Setup Utility não é...
  • Page 86: Manual Do Utilizador Do Thinkcentre

    Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 87: Capítulo 8. Actualizar Programas Do Sistema

    A Lenovo pode efectuar alterações e melhoramentos ao POST e ao BIOS. Quando as actualizações são editadas, ficam disponíveis como ficheiros descarregáveis no sítio da Web da Lenovo em http://www.lenovo.com.
  • Page 88: Actualizar (Flashing) O Bios A Partir Do Sistema Operativo

    Actualizar (flashing) o BIOS a partir do sistema operativo Nota: Devido às melhorias constantes efectuadas pela Lenovo aos respectivos sítios da Web, o conteúdo da página da Web está sujeito a alterações sem aviso prévio, incluindo o conteúdo referido no procedimento seguinte.
  • Page 89 9. Após a conclusão da sessão de recuperação, não haverá imagem e o computador desligar-se-á automaticamente. 10. Repita os passos 1 a 4. 11. Coloque de novo a ponte (jumper) Clear CMOS/Recovery na posição normal (pino 1 e pino 2). 12.
  • Page 90 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 91: Capítulo 9. Prevenir Problemas

    Atenção: Não descarregue controladores de dispositivo actualizados do sítio da Web do Windows Update. Os controladores de dispositivo fornecidos no sítio do Windows na Web não foram testados pela Lenovo e a sua utilização poderá causar problemas inesperados. Obtenha os controladores de dispositivo actualizados junto da Lenovo.
  • Page 92: Utilizar O System Update

    BIOS ou de software. Quando o programa System Update estabelece ligação ao sítio de suporte na Web da Lenovo, o programa System Update reconhece automaticamente o tipo e modelo de máquina do computador, o sistema operativo instalado, bem como o idioma do sistema operativo de modo a determinar que actualizações estão disponíveis para o computador.
  • Page 93: Informações Básicas

    Informações básicas Seguem-se algumas informações básicas sobre como manter o funcionamento correcto do computador: • Mantenha o computador num ambiente limpo e seco. Certifique-se de que o mesmo está sobre uma superfície plana e firme. • Não coloque objectos sobre o monitor nem obstrua as grelhas de ventilação do monitor ou computador. Estas grelhas permitem a circulação de ar, evitando o sobreaquecimento do computador.
  • Page 94: Conselhos Práticos De Manutenção

    A frequência de criação de cópias de segurança depende da importância dos dados. A Lenovo disponibiliza várias opções de dispositivos de suporte de dados amovíveis, tais como unidades de CD-RW e unidades de gravação de DVDs.
  • Page 95: Deslocar O Computador

    O registo diário pode ajudar o técnico da Lenovo a determinar se o problema se relaciona com a alteração de hardware, software ou qualquer outra acção. • Crie discos de Product Recovery. Consulte o tópico “Criar e utilizar suportes de recuperação” na página 61, para obter mais informações sobre a utilização de discos do Product Recovery para restaurar as...
  • Page 96 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 97: Capítulo 10. Resolução De Problemas E Diagnósticos

    Nota: Se não conseguir corrigir o problema, solicite a reparação do computador. Para obter uma lista de números de telefone de assistência e suporte, consulte o Manual de Segurança e Garantia ThinkCentre fornecido com o computador ou visite o sítio da Web da Lenovo em http://www.lenovo.com/support/phone. Sintoma Acção...
  • Page 98: Procedimento De Resolução De Problemas

    107 para obter mais informações. • Se não conseguir executar os programas de diagnóstico, contacte o Centro de Assistência a Clientes da Lenovo. Consulte a secção Capítulo 11 “Obter informações, ajuda e assistência” na página 107 para obter mais informações.
  • Page 99: Resolução De Problemas

    Resolução de problemas Utilize as informações de resolução de problemas para encontrar soluções para problemas com sintomas evidentes. Caso tenha detectado qualquer sintoma no seu computador logo após a instalação de uma nova opção de hardware ou de um novo software, proceda do seguinte modo antes de consultar as informações de resolução de problemas: 1.
  • Page 100 • Se as colunas externas tiverem um controlo de volume, verifique se o controlo de volume não está demasiado baixo. • Faça duplo clique no ícone da coluna na área de notificação do Windows. É aberta a janela de controlo de volume principal.
  • Page 101: Problemas De Cds

    • Certifique-se de que a aplicação ou jogo DOS está configurado para utilizar emulação SoundBlaster ou SoundBlaster Pro. Consulte os documentos da aplicação ou jogo para obter instruções de configuração da placa de som. • Se o problema persistir, execute os programas de diagnóstico (consulte o tópico “Programas de diagnóstico”...
  • Page 102: Problemas De Dvd

    Acção: certifique-se de que a unidade de CD ou DVD está incluída na sequência de arranque antes da unidade de disco rígido. Consulte o tópico “Seleccionar ou alterar a sequência de dispositivos de arranque” na página 72 para obter mais informações sobre a visualização e alteração da sequência de arranque. Nalguns modelos, a sequência de arranque está...
  • Page 103: Problemas Intermitentes

    • Utilize o menu do DVD para seleccionar uma banda sonora diferente. Se o problema persistir, execute os programas de diagnóstico (consulte o tópico “Programas de diagnóstico” na página 104 para obter instruções). Se necessitar de assistência técnica, consulte o tópico Capítulo 11 “Obter informações, ajuda e assistência”...
  • Page 104 • “O rato ou o dispositivo indicador não funciona” na página 92 • “O ponteiro no ecrã não acompanha os movimentos do rato” na página 93 • “O leitor de impressões digitais não funciona” na página 93 • “O teclado sem fios não funciona” na página 93 Algumas ou todas as teclas do teclado não funcionam Sintoma: algumas ou todas as teclas do teclado não funcionam.
  • Page 105: Problemas Do Monitor

    O ponteiro no ecrã não acompanha os movimentos do rato Sintoma: o ponteiro no ecrã não acompanha os movimentos do rato. Acção: os movimentos descoordenados do ponteiro do rato são geralmente causados por acumulação de sujidade na esfera, no interior do rato. Limpe o rato. Consulte o tópico “Rato óptico” na página 81 para obter instruções.
  • Page 106 São apresentados caracteres incorrectos no ecrã Sintoma: são apresentados caracteres incorrectos no ecrã. Acção: peça assistência para o computador. Para obter informações detalhadas, consulte o Capítulo 11 “Obter informações, ajuda e assistência” na página 107. O monitor funciona quando o utilizador liga o computador, mas fica sem imagem após algum tempo de inactividade do computador Sintoma: o monitor funciona quando o utilizador liga o computador, mas fica sem imagem após algum tempo de inactividade do computador.
  • Page 107: Problemas De Rede

    3. Ligue o monitor. • É possível repor a taxa de renovação através do Painel de controlo do sistema operativo: No sistema operativo Windows 7, faça clique em Iniciar ➙ Painel de Controlo ➙ Hardware e Som ➙ Ajustar a resolução do ecrã ➙ Definições Avançadas. Em seguida, fala clique no separador Monitor e seleccione uma nova frequência de actualização.
  • Page 108 O computador não consegue ligar à rede Sintoma: o computador não consegue ligar à rede. Acções: certifique-se de que: • O cabo está instalado correctamente. O cabo de rede tem de estar firmemente ligado ao conector de Ethernet do computador e ao conector RJ45 do concentrador.
  • Page 109 • Utilize ligações de Categoria 5 e certifique-se de que o cabo de rede está firmemente ligado. • Ligue a um comutador/concentrador 1000 BASE-T (e não 1000 BASE-X). Se o computador for um modelo Gigabit Ethernet, não consegue ligar à rede a 1000 Mbps. Em alternativa, liga a 100 Mbps Sintoma: se o computador for um modelo Gigabit Ethernet, não consegue ligar à...
  • Page 110: Problemas De Opções

    Bluetooth, poderá ser guardado como ficheiro com a extensão .contact um item do PIM enviado do sistema operativo Windows 7 e do sistema operativo Windows Vista. Problemas de opções Utilize as seguintes informações para diagnosticar problemas em opções de hardware Lenovo que não disponham de informações de resolução de problemas. Seleccione o sintoma na lista seguinte: •...
  • Page 111: Problemas De Desempenho E Bloqueio

    • Verifique se o hardware e as ligações por cabo da opção estão instalados de forma firme. • Se a opção possuir as suas próprias instruções de teste, utilize-as para testá-lo. • Se a opção onde a falha ocorreu consistir num dispositivo SCSI, verifique se: –...
  • Page 112 – 1. Faça clique em Iniciar ➙ Painel de Controlo. 2. Faça clique em Programas. 3. Faça clique em Activar ou desactivar funcionalidades do Windows. 4. É apresentada uma lista de componentes opcionais do Windows. Siga as instruções apresentadas no ecrã. –...
  • Page 113: Problemas Da Impressora

    • Limpe a pasta A receber e as pastas Itens enviados e Itens eliminados da aplicação de correio electrónico. Os nomes das pastas e dos procedimentos variam, dependendo da aplicação de correio electrónico. Se necessitar de ajuda, consulte o sistema de ajuda da aplicação de correio electrónico. Número excessivo de ficheiros fragmentados Sintoma: número excessivo de ficheiros fragmentados Acção: execute o programa Desfragmentador de Disco do Windows.
  • Page 114: Problemas Da Porta Série

    1. A impressora está ligada e online. 2. O papel está colocado correctamente. 3. O cabo da impressora está firmemente ligado ao conector USB, série ou paralelo do computador. Nota: Os cabos de impressora não aprovados para a porta IEEE poderão provocar problemas imprevisíveis. 1.
  • Page 115: Problemas De Usb

    saber se estão disponíveis actualizações. Muitos fabricantes disponibilizam actualizações através da World Wide Web. O software não funciona como esperado Sintoma: o software não funciona como esperado. Acções: • A maioria dos programas de software inclui sistemas de ajuda integrados que fornecem instruções relativas à...
  • Page 116: Programas De Diagnóstico

    Para executar o programa Lenovo Solution Center no sistema operativo Windows 7, clique em Iniciar ➙ Todos os programas ➙ Lenovo ThinkVantage Tools ➙ Estado e Diagnóstico do Sistema. Siga as instruções apresentadas no ecrã.
  • Page 117: Lenovo Thinkvantage Toolbox

    Lenovo e a obter mais informações sobre o computador. Pode utilizar a função de diagnóstico do programa Lenovo ThinkVantage Toolbox para testar dispositivos, diagnosticar problemas do computador, criar suportes de diagnóstico de arranque, actualizar controladores do sistema e visualizar informações...
  • Page 118 Nota: Pode introduzir o disco na unidade óptica quando estiver a definir a sequência de dispositivos de arranque. Contudo, se introduzir o disco depois de ter entrado no sistema operativo, será necessário reiniciar o computador para aceder ao programa de diagnóstico. 3.
  • Page 119: Capítulo 11. Obter Informações, Ajuda E Assistência

    Nota: O programa Lenovo ThinkVantage Tools só está disponível em computadores fornecidos pela Lenovo com o sistema operativo Windows 7 pré-instalado. Para aceder ao programa Lenovo ThinkVantage Tools, faça clique em Iniciar ➙ Todos os programas ➙ Lenovo ThinkVantage Tools.
  • Page 120: Sítio De Suporte Na Web Da Lenovo

    • Localizar um Fornecedor de Serviços na sua área de residência. Sítio de Suporte na Web da Lenovo Estão disponíveis informações de suporte técnico no sítio de suporte na Web da Lenovo, no endereço: http://www.lenovo.com/support Este sítio na Web é actualizado com as informações de suporte mais recentes, tais como as seguintes: •...
  • Page 121: Utilizar Outros Serviços

    ThinkCentre fornecido com o computador. Tem de guardar a prova de compra para obter o serviço da garantia. Para obter uma lista dos números de telefone do Suporte da Lenovo para o seu país ou região, visite o sítio da Web http://www.lenovo.com/support/phone ou consulte o Manual de Segurança e Garantia ThinkCentre fornecido com o computador.
  • Page 122: Adquirir Serviços Adicionais

    A disponibilidade e a designação dos serviços podem variar de país para país ou de região para região. Para obter mais informações sobre estes serviços, aceda ao sítio da Web da Lenovo em: http://www.lenovo.com...
  • Page 123: Apêndice A. Informações Especiais

    Web. Os materiais existentes nesses sítios da Web não fazem parte dos materiais destinados a este produto Lenovo e a utilização desses sítios da Web será da exclusiva responsabilidade do utilizador.
  • Page 124: Marcas Comerciais

    Os resultados reais podem variar. Os utilizadores deste documento devem verificar os dados aplicáveis para o respectivo ambiente específico. Marcas Comerciais Os termos seguintes são marcas comerciais da Lenovo nos Estados Unidos e/ou noutros países: Lenovo O logótipo da Lenovo...
  • Page 125: Apêndice B. Informações Sobre Regulamentação

    É proibida qualquer engenharia de inversão ou desmontagem. Informações sobre emissões electrónicas As informações seguintes referem-se aos tipos de máquina de computador pessoal Lenovo 3129, 3133, 3136, 3141, 3146, 3150, 3156, 3166, 3169, 3175, 3177, 5036 e 7338. Declaração de Conformidade da FCC (Federal Communications...
  • Page 126 Conselho Europeu sobre a uniformização das leis dos Estados Membros relativas à compatibilidade electromagnética. A Lenovo não se responsabiliza por qualquer falha no cumprimento dos requisitos de protecção resultantes de modificações ao produto não recomendadas, incluindo a instalação de placas de opção de outros fabricantes.
  • Page 127: Informações Adicionais Sobre Regulamentação

    Geräte der Klasse B. Dieses Gerät ist berechtigt, in Übereinstimmung mit dem Deutschen EMVG das EG-Konformitätszeichen - CE - zu führen. Verantwortlich für die Konformitätserklärung nach Paragraf 5 des EMVG ist die Lenovo (Deutschland) GmbH, Gropiusplatz 10, D-70563 Stuttgart. Informationen in Hinsicht EMVG Paragraf 4 Abs. (1) 4: Das Gerät erfüllt die Schutzanforderungen nach EN 55024 und EN 55022 Klasse B.
  • Page 128 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 129: Apêndice C. Declarações Reee E De Reciclagem

    A Lenovo dispõe de uma variedade de programas e serviços para auxiliar os proprietários de equipamentos na reciclagem dos respectivos produtos de TI. Para obter informações sobre a reciclagem de produtos Lenovo, consulte a página:...
  • Page 130: Informações Sobre Reciclagem Para O Brasil

    Eliminar pilhas de lítio inutilizadas de computadores Lenovo Uma pilha de lítio em formato de botão está instalada na placa de sistema do computador Lenovo para fornecer energia ao relógio do computador enquanto o computador está encerrado ou desligado da fonte de alimentação principal.
  • Page 131: Informações Sobre Reciclagem De Baterias Para Taiwan

    é importante para minimizar quaisquer efeitos potenciais das baterias e acumuladores no ambiente e na saúde humana devido à potencial presença de substância perigosas. Para uma recolha e tratamento adequado, consulte: http://www.lenovo.com/lenovo/environment Apêndice C. Declarações REEE e de reciclagem...
  • Page 132 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 133: Índice

    áudio conector de teclado Conector DisplayPort falha, recuperar do POST/BIOS Conector Ethernet flashing o BIOS Conector USB fonte de alimentação conectores funcionalidades posterior funcionalidades conectores posteriores Funcionalidades de Entrada/Saída (E/S) conectores, controlos, indicadores anteriores © Copyright Lenovo 2011...
  • Page 134 Placa PCI rato substituir rato óptico limpar Lenovo Solution Center recuperação Lenovo ThinkVantage Toolbox bloco de arranque Lenovo ThinkVantage Tools operações de cópia de segurança e Lenovo Welcome 6, 107 resolver problemas de Ligação, Palavra-passe...
  • Page 135 óptica, substituir unidades compartimentos especificações unidades internas utilizar documentação outros serviços palavras-passe programas de diagnóstico Setup Utility um suporte de recuperação, criar e ventoinha posterior, substituir ver e alterar definições © Copyright Lenovo 2011...
  • Page 136 Manual do Utilizador do ThinkCentre...
  • Page 138 Part Number: 0B02822 (1P) P/N: 0B02822 *0B02822*...

Table of Contents