Brother Network Card Manual Do Utilizador

Brother network card user manual
Table of Contents

Advertisement

Quick Links

Servidor de impressão multifunções Ethernet integrado
multi-protocolo e Servidor de impressão multifunções Ethernet
sem fios (IEEE 802.11b/g)
MANUAL DO UTILIZADOR
DE REDE
Leia atentamente este manual antes de utilizar esta máquina na
rede. Pode visualizar este manual em HTML a partir do CD-ROM
em qualquer momento; mantenha o CD-ROM à mão para uma
consulta rápida e fácil sempre que for necessário. Pode também
transferir o manual em PDF a partir do Brother Solutions Center.
(http://solutions.brother.com/)
O Brother Solutions Center (http://solutions.brother.com) é o
recurso central para todas as suas necessidades de impressão.
Transfira os controladores e utilitários mais recentes para a
máquina, leia as secções de FAQ e as sugestões para resolução
de problemas e saiba mais sobre soluções de impressão
especiais.
Versão 0
POR

Advertisement

Table of Contents
loading

Summary of Contents for Brother Network Card

  • Page 1 Pode visualizar este manual em HTML a partir do CD-ROM em qualquer momento; mantenha o CD-ROM à mão para uma consulta rápida e fácil sempre que for necessário. Pode também transferir o manual em PDF a partir do Brother Solutions Center. (http://solutions.brother.com/) O Brother Solutions Center (http://solutions.brother.com) é o recurso central para todas as suas necessidades de impressão.
  • Page 2 Marcas comerciais O logótipo Brother é uma marca registada da Brother Industries, Ltd. Brother é uma marca registada da Brother Industries, Ltd. Microsoft, Windows, Windows Server e Internet Explorer são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA e/ou noutros países.
  • Page 3 Aviso de publicação e compilação Sob a supervisão da Brother Industries Ltd., este manual foi compilado e publicado de forma a abranger as descrições e especificações mais recentes dos produtos. O conteúdo deste manual e as especificações deste produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.
  • Page 4 Visite http://www.brother.com/ para obter informações sobre o representante Brother local. Localização de centros de assistência (EUA) Para saber a localização de um centro de assistência Brother autorizado, ligue para o 1-877-BROTHER (1-877-276-8437). Localização de centros de assistência (Canadá) Para saber a localização de um centro de assistência Brother autorizado, ligue para o 1-877-BROTHER.
  • Page 5 Endereços Internet Web site global da Brother: http://www.brother.com/ Para as perguntas mais frequentes (FAQ), suporte ao produto, actualizações dos controladores e utilitários: http://solutions.brother.com/ Encomendar fornecimentos e acessórios Nos EUA: 1-877-552-MALL (1-877-552-6255) 1-800-947-1445 (fax) http://www.brothermall.com/ No Canadá: 1-877-BROTHER http://www.brother.ca/...
  • Page 6: Table Of Contents

    Índice Introdução Descrição geral...1 Funcionalidades de rede ...2 Impressão em rede...2 Digitalização em rede ...2 PC Fax em rede (Não disponível para a DCP-8080DN e DCP-8085DN) ...2 Fax para Servidor (Para a MFC-8880DN e MFC-8890DW)...2 Utilitários de gesto ...2 Servidor de fax via Internet/digitalização para E-mail (apenas para a MFC-8880DN e MFC-8890DW) ...4 Tipos de ligações em rede...5 Exemplo de ligação em rede com fios...5 Exemplos de ligação numa rede sem fios (Apenas para a MFC-8890DW) ...7...
  • Page 7 (Modo sem fios automático)...36 Utilizar o Método PIN do Wi-Fi Protected Setup ...39 Utilizar o programa de instalação da Brother incluído no CD-ROM para configurar a sua máquina para uma rede sem fios...40 Configuração sem fios para Windows Brother (Apenas MFC-8890DW) Configuração no modo de infra-estrutura ...41...
  • Page 8 Estado da WLAN (apenas rede sem fios MFC-8890DW) ...101 Rep. Predefin. (Apenas MFC-8890DW) ...103 Rede Ligada (apenas rede com fios MFC-8890DW) ...104 WLAN Activa (apenas rede sem fios MFC-8890DW)...104 E-mail / IFAX (Apenas MFC-8880DN e MFC-8890DW)...105 Como configurar uma nova predefinição para Digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (apenas MFC-8880DN e MFC-8890DW) ...116 Como configurar uma nova predefinição para Digitalização para FTP ...117 Como configurar uma nova predefinição para Scan to Network ...118...
  • Page 9 Informações sobre a palavra-passe ...143 Secure Function Lock 2.0 ...144 Como configurar as definições do Secure Function Lock 2.0 utilizando a gestão baseada na web (web browser)...145 Alterar a configuração da função de digitalização para FTP utilizando um web browser ...148 Alterar a configuração da função Scan to Network utilizando um web browser...150 Alterar a configuração do LDAP utilizando um web browser...152 Funcionamento do LDAP (Para a MFC-8880DN e MFC-8890DW)
  • Page 10 Utilizar o ARP para configurar o endereço IP...207 Utilizar o TELNET para configurar o endereço IP ...208 Utilizar o software de servidor Web BRAdmin da Brother para IIS para configurar o endereço IP ...209 Instalação utilizando serviços web (Para utilizadores de Windows Vista Instalação com uma Fila de impressão em rede ou uma Partilha (apenas controlador de impressora)...211...
  • Page 11: Introdução

    Introdução Descrição geral A máquina Brother pode ser partilhada numa rede com fios Ethernet 10/100 Mb ou numa rede sem fios Ethernet IEEE 802.11b/802.11g, utilizando o servidor de impressão em rede interno. O servidor de impressão suporta várias funções e métodos de ligação, consoante o sistema operativo que estiver a utilizar numa rede com suporte para TCP/IP.
  • Page 12: Funcionalidades De Rede

    Utilitários de gesto BRAdmin Light O BRAdmin Light é um utilitário para a configuração inicial de dispositivos Brother ligados em rede. Com este utilitário pode procurar produtos Brother na sua rede, consultar o estado dos dispositivos e configurar definições básicas de rede como, por exemplo, o endereço IP. O utilitário BRAdmin Light está disponível para computadores com Windows 10.3.9 ou superior.
  • Page 13 ® Web BRAdmin (para Windows O Web BRAdmin é um utilitário de gestão de dispositivos Brother ligados em rede. Com este utilitário pode procurar produtos Brother na sua rede, consultar o estado dos dispositivos e configurar definições de rede. Ao contrário do BRAdmin Professional 3, concebido exclusivamente para Windows utilitário de servidor que pode ser acedido a partir de qualquer PC cliente com um web browser que suporte...
  • Page 14: Servidor De Fax Via Internet/Digitalização Para E-Mail (Apenas Para A Mfc-8880Dn E Mfc-8890Dw)

    Servidor de fax via Internet/digitalização para E-mail (apenas para a MFC-8880DN e MFC-8890DW) É possível atribuir um endereço de correio electrónico à máquina Brother, de forma a poder enviar, receber ou reencaminhar documentos via rede local ou via Internet, para PCs ou outras máquinas de fax via Internet.
  • Page 15: Tipos De Ligações Em Rede

    Consulte Impressão partilhada em rede na página 6. Todos os computadores têm de utilizar o protocolo TCP/IP. É necessário configurar um endereço IP apropriado para a máquina Brother. Se estiver a utilizar algum router, o endereço gateway tem de ser configurado tanto nos computadores como na máquina Brother.
  • Page 16 Numa rede maior, recomendamos um ambiente de impressão partilhada em rede. O “servidor” ou o “servidor de impressão” tem de utilizar o protocolo de impressão TCP/IP. A máquina Brother necessita de um endereço IP correctamente configurado, excepto se estiver ligada através da interface USB ou paralela do servidor.
  • Page 17: Exemplos De Ligação Numa Rede Sem Fios (Apenas Para A Mfc-8890Dw)

    Este tipo de rede não tem um ponto de acesso central. Os clientes sem fios comunicam directamente entre si. Quando a máquina sem fios da Brother (a sua máquina) está ligada a esta rede, recebe todos os trabalhos de impressão directamente do computador que envia os dados de impressão.
  • Page 18: Protocolos

    O Address Resolution Protocol efectua o mapeamento de um endereço IP num endereço MAC numa rede TCP/IP. Cliente DNS O servidor de impressão Brother suporta a função de cliente Domain Name System (DNS). Esta função permite ao servidor de impressão comunicar com outros dispositivos utilizando o seu nome de DNS. Resolução de nome NetBIOS A resolução de nome Network Basic Input/Output System (NetBIOS) permite-lhe obter o endereço IP do...
  • Page 19 Nota Em relação ao protocolo IPPS, consulte Protocolos de segurança na página 165. mDNS O mDNS permite que o servidor de impressão Brother se configure automaticamente para funcionar num ® sistema Mac OS X com uma configuração de rede simples. (Mac OS TELNET O servidor de impressão Brother suporta TELNET para configuração através da linha de comandos.
  • Page 20 Serviços web O protocolo Serviços web permite aos utilizadores de Windows Vista Brother, clicando com o botão direito do rato no ícone da máquina na selecção Iniciar / Rede. Consulte Instalação utilizando serviços web (Para utilizadores de Windows Vista Serviços web permite-lhe ainda verificar o estado actual da máquina a partir do seu computador.
  • Page 21: Outro Protocolo

    Outro protocolo LLTD O protocolo Link Layer Topology Discovery (LLTD) permite-lhe localizar facilmente a máquina Brother no ® mapa de rede do Windows Vista nome do nó. A predefinição para este protocolo é estar desactivado. Pode activar o LLTD através do utilitário BRAdmin Professional 3.
  • Page 22: Configurar A Sua Máquina Para Uma Rede

    Configurar a sua máquina para uma rede Descrição geral Antes de utilizar a máquina Brother numa rede, terá de instalar o software Brother e, ainda, configurar as definições de rede TCP/IP adequadas na própria máquina. Neste capítulo, ficará a saber os principais passos necessários para imprimir em rede com o protocolo TCP/IP.
  • Page 23: Subnet Mask

    APIPA, consulte Utilizar o APIPA para configurar o endereço IP na página 206. Se desactivar o protocolo APIPA, o endereço IP do servidor de impressão Brother será 192.0.0.192. No entanto, pode alterar facilmente este número de endereço IP para que corresponda aos detalhes do endereço IP da sua rede.
  • Page 24: Gateway (E Router)

    Gateway (e router) Trata-se de um ponto de rede que funciona como saída para outra rede e envia dados transmitidos através da rede para um destino específico. O router sabe para onde tem de direccionar os dados que chegam ao gateway.
  • Page 25: Definir O Endereço Ip E A Máscara De Sub-Rede

    Como configurar a máquina através do utilitário BRAdmin Light Nota • Utilize o utilitário BRAdmin Light incluído no CD-ROM fornecido com o seu produto Brother. Pode também transferir o utilitário Brother BRAdmin Light mais recente a partir de http://solutions.brother.com/. • Se necessitar de uma solução mais avançada para gestão de impressoras, utilize a versão mais recente do utilitário BRAdmin Professional 3, que poderá...
  • Page 26 Seleccione STATIC em Método de arranque. Introduza o Endereço IP, Máscara de sub-rede e Gateway (se necessário) do servidor de impressão. ® Windows Clique em OK. Clique no endereço IP correctamente configurado e verá o servidor de impressão Brother na lista de dispositivos. Configurar a sua máquina para uma rede ® Macintosh ®...
  • Page 27: Utilizar O Painel De Controlo Para Configurar A Máquina Para Funcionar Em Rede

    Utilizar o painel de controlo para configurar a máquina para funcionar em rede Pode configurar a máquina para funcionar numa rede utilizando o menu Rede do painel de controlo. Consulte Configuração do painel de controlo na página 92. Utilizar outros métodos para configurar a máquina para funcionar em rede Pode configurar a máquina para funcionar em rede através de outros métodos.
  • Page 28: Alterar As Definições Do Servidor De Impressão

    Quando tiver a certeza de que pode imprimir, configure as definições do software voltando a seguir as instruções. • Nome do nó: O nome do nó de cada dispositivo Brother na rede aparece no utilitário BRAdmin Professional 3. O nome de nó predefinido é “BRNxxxxxxxxxxxx” para uma rede com fios ou “BRWxxxxxxxxxxxx”...
  • Page 29: Utilizar O Painel De Controlo Para Alterar As Definições Do Servidor De Impressão

    Inicie o utilitário BRAdmin Professional (Windows 2003/2008) clicando em Iniciar / Todosos programas Brother BRAdmin Professional 3 / BRAdmin Professional 3. Programas para utilizadores de Windows Seleccione o servidor de impressão que deseja configurar. Seleccione Configurar dispositivo no menu Controlo.
  • Page 30: Utilizar A Gestão Baseada Na Web (Web Browser) Para Alterar As Definições Do Servidor De Impressão/Digitalização

    Clique duas vezes em Mac OS X ou no ícone Macintosh HD (Disco de inicialização) no ambiente de trabalho, Library (Biblioteca), Printers (Impressoras), Brother e Utilities (Utilitários). Clique duas vezes no ícone Configuração Remota. Introduza uma palavra-passe. A palavra-passe predefinida é “access”.
  • Page 31: Configurar A Sua Máquina Para Uma Rede Sem Fios (Para A Mfc-8890Dw)

    USB, para atingir a maior velocidade de comunicação. • Embora a MFC-8890DW da Brother possa ser utilizada tanto numa rede com fios como numa rede sem fios, só pode utilizar um método de ligação de cada vez.
  • Page 32: Termos E Conceitos De Rede Sem Fios

    Brother, não conseguirá ligar-se à rede sem fios. Assim, deverá ter o máximo cuidado ao configurar estas opções. Consulte as informações que se seguem para ver que métodos de autenticação e de encriptação são suportados pelo dispositivo sem fios da Brother. Métodos de autenticação A impressora Brother suporta os seguintes métodos:...
  • Page 33 WPA-PSK/WPA2-PSK Activa uma chave Wi-Fi Protected Access Pre-shared (WPA-PSK/WPA2-PSK), que permite que a máquina sem fios Brother se associe a pontos de acesso utilizando TKIP para WPA-PSK ou AES para WPA-PSK e WPA2-PSK (WPA-Personal). LEAP O Cisco LEAP (Light Extensible Authentication Protocol) foi desenvolvido pela Cisco Systems, Inc. e utiliza um ID de utilizador e uma palavra-passe para autenticação.
  • Page 34 Chave de rede Cada método de segurança tem um determinado conjunto de regras: Sistema aberto/chave partilhada com WEP Esta chave é um valor de 64 bits ou de 128 bits, que deve ser introduzido no formato ASCII ou hexadecimal. • ASCII de 64 (40) bits: Utiliza 5 caracteres de texto, por exemplo, “WLLAN”...
  • Page 35: Tabela Passo-A-Passo Para Configuração De Rede Sem Fios

    Consulte Consulte página 41 página 39 Para Macintosh Consulte página 67 Consulte página 26 Utilizar a aplicação de instalação da Brother Utilizar o menu do painel de controlo SES/WPS/AOSS™ (Modo sem fios automático) ® ® Para Windows Consulte página 51 ®...
  • Page 36: Para Modo Ad-Hoc

    Configurar a sua máquina para uma rede sem fios (Para a MFC-8890DW) Modo de infra-estrutura página 25 Ligado a um computador com um ponto de acesso Utilizar a aplicação de instalação da Brother ® Para Windows ® Para Macintosh Consulte Consulte página 56...
  • Page 37: Confirmar O Ambiente De Rede

    Este tipo de rede não tem um ponto de acesso central. Os clientes sem fios comunicam directamente entre si. Quando a máquina sem fios da Brother (a sua máquina) está ligada a esta rede, recebe todos os trabalhos de impressão directamente do computador que envia os dados de impressão.
  • Page 38: Confirmar O Método De Configuração De Rede Sem Fios

    Recomendamos que utilize o painel de controlo da máquina para configurar as definições de rede sem fios. Ao utilizar a função Assis.Configur do painel de controlo, pode facilmente ligar a sua máquina Brother à rede sem fios. Deve conhecer as definições da rede sem fios antes de continuar esta instalação.
  • Page 39: Configuração Utilizando O Método Pin Do Wi-Fi Protected Setup (Apenas Modo De Infra-Estrutura)

    Configuração utilizando o método PIN do Wi-Fi Protected Setup (Apenas modo de infra-estrutura) Se o seu ponto de acesso sem fios (A) suportar Wi-Fi Protected Setup, pode também configurar utilizando o método PIN de Wi-Fi Protected Setup. (Consulte Utilizar o Método PIN do Wi-Fi Protected Setup na página 39.) Ligação quando o ponto de acesso sem fios/router (A) duplica como um Registrar Ligação quando outro dispositivo (C), como um computador é...
  • Page 40: Configuração Utilizando A Aplicação De Instalação Da Brother Incluída No Cd-Rom Para Configurar A Sua Máquina De Rede Sem Fios

    Será guiado pelas instruções no ecrã até estar apto para utilizar a sua máquina de rede sem fios da Brother. Deve conhecer as definições da rede sem fios antes de continuar esta instalação. (Consulte Utilizar o programa de instalação da Brother incluído no CD-ROM para configurar a sua máquina para uma rede sem fios na página 40.)
  • Page 41: Configurar A Sua Máquina Para Uma Rede Sem Fios

    Frase de acesso) WPA/WPA2-PSK é uma chave Wi-Fi Protected Access Pre-Shared Key, que permite que a máquina sem fios Brother se associe a pontos de acesso através da encriptação TKIP ou AES (WPA-Personal). WPA/WPA2-PSK (TKIP ou AES) utiliza uma chave Pre-Shared Key (PSK) com 8 ou mais caracteres de comprimento, até...
  • Page 42 ASCII de 128 bits: Hexadecimal de 128 bits: Ligue o cabo de alimentação da máquina à tomada eléctrica. Ligue a máquina. Prima Menu no painel de controlo da máquina Brother. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar WLAN.
  • Page 43 Introduza um novo nome SSID. (Para introduzir manualmente o texto, consulte Introduzir texto na página 228.) Prima OK. 72.WLAN SSID: Prima Tecla e OK Prima a ou b para seleccionar Infra-estrutura. Prima OK. Vá para o passo l Se seleccionou Ad-hoc, vá para o passo m. 72.WLAN Modo Seleccionar Ad-hoc...
  • Page 44 Se quiser alterar a chave que seleccionou no passo n, prima a ou b para seleccionar Alterar. Prima OK. Vá para o passo p. Se quiser manter a chave que seleccionou no passo n, prima a ou b para seleccionar Guarda. Prima OK.
  • Page 45 Se o seu dispositivo sem fios foi ligado com sucesso, o ecrã apresenta Ligada durante um minuto e a configuração está concluída. 72.WLAN Ligada Se a ligação falhou, o ecrã apresenta Falha na ligação durante um minuto. Consulte Solução de problemas relacionados com redes sem fios (apenas MFC-8890DW) na página 200.
  • Page 46: Utilizar O Menu Ses/Wps/Aoss™ Do Painel De Controlo Para Configurar A Sua Máquina Para Uma Rede Sem Fios (Modo Sem Fios Automático)

    AOSS™, pode configurar facilmente a máquina sem conhecer as definições da rede sem fios. A sua máquina Brother tem o menu SES/WPS/AOSS™ no painel de controlo. Esta funcionalidade detecta automaticamente o modo que o seu ponto de acesso utiliza, SecureEasySetup™, Wi-Fi Protected Setup ou AOSS™.
  • Page 47 A máquina irá procurar um ponto de acesso que suporte SecureEasySetup™, Wi-Fi Protected Setup ou AOSS™ durante 2 minutos. 72.WLAN 3.SES/WPS/AOSS Definição WLAN Coloque o seu ponto de acesso no modo SecureEasySetup™, Wi-Fi Protected Setup ou AOSS™, dependendo do que é suportado pelo ponto de acesso. Consulte o manual de instruções fornecido com o seu ponto de acesso.
  • Page 48 Mensagens no LCD ao utilizar menu SES/WPS/AOSS™ do painel de controlo O LCD apresenta Estado da ligação A procurar ou a aceder ao ponto de acesso, e a transferir as definições do Definição WLAN ponto de acesso Ligar SES A ligar ao ponto de acesso Ligar WPS Ligar AOSS Ligação efectuada com sucesso.
  • Page 49: Utilizar O Método Pin Do Wi-Fi Protected Setup

    Utilizar o Método PIN do Wi-Fi Protected Setup Se o ponto de acesso sem fios/router suportar Wi-Fi Protected Setup (Método PIN), pode configurar a máquina facilmente sem um computador. O método PIN (Personal Identification Number - Número de Identificação Pessoal) é um dos métodos de ligação desenvolvido pela Wi-Fi Alliance. Ao introduzir um PIN que é...
  • Page 50: Utilizar O Programa De Instalação Da Brother Incluído No Cd-Rom Para Configurar A Sua Máquina Para Uma Rede Sem Fios

    Para a instalação, consulte Configuração sem fios para Windows Brother (Apenas MFC-8890DW) no Capítulo 4 e Configuração sem fios para Macintosh aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) no Capítulo 5.
  • Page 51: Configuração Sem Fios Para Windows Utilizando A Aplicação De Instalação Da Brother (Apenas Mfc-8890Dw)

    Frase de acesso) WPA/WPA2-PSK é uma chave Wi-Fi Protected Access Pre-Shared Key, que permite que a máquina sem fios Brother se associe a pontos de acesso através da encriptação TKIP ou AES (WPA-Personal). WPA/WPA2-PSK (TKIP ou AES) utiliza uma chave Pre-Shared Key (PSK) com 8 ou mais caracteres de comprimento, até...
  • Page 52 • Precisa de utilizar temporariamente um cabo Ethernet durante a configuração. (O cabo Ethernet não é um acessório padrão.) ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) Utiliza 5 caracteres de texto, por exemplo, “Pedro” (sensível a maiúsculas e minúsculas).
  • Page 53: Configurar As Definições Sem Fios

    Se esta janela não aparecer, utilize o Explorador do Windows da pasta de raiz do CD-ROM da Brother. Clique em Assistente de Configuração LAN sem fios. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) ® para executar o programa start.exe a partir...
  • Page 54 Configuração sem fios para Windows Seleccione Instalação passo a passo (Recomendada) e clique em Seguinte. Seleccione Com cabo (Recomendado) e clique em Seguinte. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 55 Configuração sem fios para Windows Ligue o dispositivo de rede sem fios Brother ao ponto de acesso utilizando um cabo de rede e clique em Seguinte. Escolha a máquina que pretende configurar e clique em Seguinte. Se a lista estiver em branco, verifique se o ponto de acesso e a máquina estão ligados e, em seguida, clique em Actualizar.
  • Page 56 • Se o ponto de acesso estiver programado para não distribuir o SSID, pode adicioná-lo manualmente clicando no botão Adicionar. Siga as instruções apresentadas no ecrã para introduzir o Nome (SSID) e clique em Seguinte. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 57 Se a sua rede estiver configurada para Autenticação e Encriptação, será apresentado o seguinte ecrã. Quando configurar a máquina sem fios Brother, tem de configurar a máquina com as mesmas definições de Autenticação e Encriptação que apontou na página 41 relativas à rede sem fios já...
  • Page 58 Alterar endereço IP e introduza as definições de endereço IP necessárias para a sua rede. • As definições do painel de controlo mudam automaticamente para WLAN quando as definições de rede sem fios são enviadas para a máquina. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 59 (Consulte Repor as predefinições de fábrica de rede na página 122) Confirme as definições de segurança da rede sem fios e tente recomeçar a partir do passo e. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 60 Concluiu a configuração da rede sem fios. Se quiser continuar a instalar os controladores e o software necessários para utilizar o seu dispositivo, seleccione Instalação de MFL-Pro Suite no menu do CD-ROM. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 61: Configuração Utilizando O Menu Do Painel De Controlo Ses/Wps Ou Aoss™ (Modo Sem Fios Automático)

    Antes de configurar as definições sem fios IMPORTANTE • Se vai ligar a sua máquina Brother à rede, recomendamos que contacte o seu administrador de sistema antes de fazer a instalação. Deve conhecer as definições da rede sem fios antes de continuar esta instalação.
  • Page 62 Se esta janela não aparecer, utilize o Explorador do Windows da pasta de raiz do CD-ROM da Brother. Clique em Assistente de Configuração LAN sem fios. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) ® para executar o programa start.exe a partir...
  • Page 63 Utilizar o Método PIN do Wi-Fi Protected Setup na página 39. A máquina procura um ponto de acesso que suporte SecureEasySetup™, Wi-Fi Protected Setup ou AOSS™ durante 2 minutos. 72.WLAN 3.SES/WPS/AOSS Definição WLAN ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 64 Sem ponto acesso A ligação falhou. Falha na ligação ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) Estado da ligação Certifique-se de que apenas um router ou ponto de acesso tem o modo SecureEasySetup™, Wi- Fi Protected Setup ou AOSS™ activado e tente recomeçar a partir do passo i.
  • Page 65 Concluiu a configuração da rede sem fios. Se quiser continuar a instalar os controladores e o software necessários para utilizar o seu dispositivo, seleccione Instalação de MFL-Pro Suite no menu do CD-ROM. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 66: Configuração Em Modo Ad-Hoc

    Configuração em modo ad-hoc Antes de configurar as definições sem fios IMPORTANTE • As instruções que se seguem referem-se à instalação da máquina Brother num ambiente de rede, utilizando a aplicação de instalação Brother para Windows máquina. • Também pode configurar a sua máquina Brother utilizando o respectivo painel de controlo, algo que recomendamos.
  • Page 67: Configurar As Definições Sem Fios

    Aparecerá o ecrã principal do CD-ROM. Clique em Instalação inicial. Nota Se esta janela não aparecer, utilize o Explorador do Windows da pasta de raiz do CD-ROM da Brother. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) ® para executar o programa start.exe a partir...
  • Page 68 Configuração sem fios para Windows Clique em Assistente de Configuração LAN sem fios. Seleccione Instalação passo a passo (Recomendada) e clique em Seguinte. Seleccione Sem cabo (Avançado) e clique em Seguinte. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 69 às predefinições da máquina apresentadas neste ecrã. Marque a caixa depois de confirmar estas definições e, em seguida, clique em Seguinte. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 70 Verifique o estado Ligação de rede sem fios. Poderá demorar alguns minutos até que o ecrã mostre o endereço IP alterado, de 0.0.0.0 para 169.254.x.x (em que x.x. corresponde a qualquer número entre 1 e 254). ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) ®...
  • Page 71 • O nome de nó predefinido é “BRWxxxxxxxxxxxx”. (“xxxxxxxxxxxx” é o Endereço MAC / Endereço Ethernet da máquina.) • Poderá descobrir o endereço MAC/endereço Ethernet da máquina imprimindo a lista de configurações da rede. Consulte Imprimir a lista de configurações de rede na página 122. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 72 Se a sua rede não estiver configurada para Autenticação nem para Encriptação, será apresentado o seguinte ecrã. Para continuar a configuração, clique em OK e vá para o passo p. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 73 Se a sua rede estiver configurada para Autenticação e Encriptação, será apresentado o seguinte ecrã. Quando configurar a máquina sem fios Brother, tem de configurar a máquina com as mesmas definições de Autenticação e Encriptação que apontou na página 56 relativas à rede sem fios já...
  • Page 74 Nota Se quiser introduzir manualmente as definições de endereço IP da sua máquina, clique em Alterar endereço IP e introduza as definições de endereço IP necessárias para a sua rede. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 75 (Consulte Repor as predefinições de fábrica de rede na página 122) Confirme as definições de segurança da rede sem fios e tente recomeçar a partir de f. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 76 Concluiu a configuração da rede sem fios. Se quiser continuar a instalar os controladores e o software necessários para utilizar o seu dispositivo, seleccione Instalação de MFL-Pro Suite no menu do CD-ROM. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 77: Configuração Sem Fios Para Macintosh Utilizando A Aplicação De Instalação Da Brother (Apenas Mfc-8890Dw)

    Frase de acesso) WPA/WPA2-PSK é uma chave Wi-Fi Protected Access Pre-Shared Key, que permite que a máquina sem fios Brother se associe a pontos de acesso através da encriptação TKIP ou AES (WPA-Personal). WPA/WPA2-PSK (TKIP ou AES) utiliza uma chave Pre-Shared Key (PSK) com 8 ou mais caracteres de comprimento, até...
  • Page 78 • Precisa de utilizar temporariamente um cabo Ethernet durante a configuração. (O cabo Ethernet não é um acessório padrão.) ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) Utiliza 5 caracteres de texto, por exemplo, “Pedro” (sensível a maiúsculas e minúsculas).
  • Page 79: Configurar As Definições Sem Fios

    Insira o CD-ROM fornecido na unidade do CD-ROM. Clique duas vezes no ícone MFL-Pro Suite no seu ambiente de trabalho. Clique duas vezes no ícone Utilities (Utilitários). Clique duas vezes no Wireless Device Setup Wizard (Assistente de configuração de dispositivos de rede sem fios). ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 80 Configuração sem fios para Macintosh Seleccione Step by Step install (Recommended) (Instalação passo a passo (Recomendada)) e clique em Next (Seguinte). Seleccione With cable (Recommended) (Com cabo (Recomendado)) e clique em Next (Seguinte). ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 81 Configuração sem fios para Macintosh Ligue o dispositivo de rede sem fios Brother ao ponto de acesso utilizando um cabo de rede e clique em Next (Seguinte). Escolha a máquina que pretende configurar e clique em Next (Seguinte). Se a lista estiver em branco, verifique se o ponto de acesso e a impressora estão ligados e, em seguida, clique em Refresh...
  • Page 82 Se a sua rede não estiver configurada para Autenticação nem para Encriptação, será apresentado o seguinte ecrã. Para continuar a configuração, clique em OK e vá para o passo m. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 83 Se a sua rede estiver configurada para Autenticação e Encriptação, será apresentado o seguinte ecrã. Quando configurar a máquina sem fios Brother, tem de configurar a máquina com as mesmas definições de Autenticação e Encriptação que apontou na página 67 relativas à rede sem fios já...
  • Page 84 Change IP Address (Alterar endereço IP) e introduza as definições de endereço IP necessárias para a sua rede. • As definições do painel de controlo mudam automaticamente para WLAN quando as definições de rede sem fios são enviadas para a máquina. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 85 (Consulte Repor as predefinições de fábrica de rede na página 122) Confirme as definições de segurança da rede sem fios e tente recomeçar a partir do passo e. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 86 Concluiu a configuração da rede sem fios. Se quiser continuar a instalar os controladores e o software necessários para utilizar o seu dispositivo, seleccione Start Here OSX (Começar aqui OSX) no menu do CD-ROM. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 87: Configuração Utilizando O Menu Do Painel De Controlo Ses/Wps Ou Aoss™ (Modo Sem Fios Automático)

    SES/WPS ou AOSS™ (Modo sem fios automático) IMPORTANTE • Se vai ligar a sua máquina Brother à rede, recomendamos que contacte o seu administrador de sistema antes de fazer a instalação. • Se já tiver configurado as definições de rede sem fios da máquina, terá de repor as definições de rede local antes de configurar novamente as definições de rede sem fios.
  • Page 88 (Assistente de configuração de dispositivos de rede sem fios). Seleccione Automatic install (Advanced) (Instalação automática (Avançada)) e clique em Next (Seguinte). Confirme a mensagem apresentada no ecrã e clique em Next (Seguinte). ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 89 Tente recomeçar a partir do ponto c. Se aparecer novamente a mesma mensagem, reponha as predifinições de fábrica da máquina e tente novamente. (Para fazer a reposição, consulte Repor as predefinições de fábrica de rede na página 122.) ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 90 A ligação falhou. Falha na ligação Clique em Next (Seguinte). ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) Estado da ligação Certifique-se de que apenas um router ou ponto de acesso tem o modo SecureEasySetup™, Wi- Fi Protected Setup ou AOSS™ activado e tente recomeçar a partir do passo c.
  • Page 91 ® Configuração sem fios para Macintosh utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW) Marque a caixa antes de confirmar se completou as definições sem fios e clique em Finish (Concluir). Concluiu a configuração da rede sem fios. Se quiser continuar a instalar os controladores e o software necessários para utilizar o seu dispositivo, seleccione Start Here OSX...
  • Page 92: Configuração Em Modo Ad-Hoc

    Configuração em modo ad-hoc Antes de configurar as definições sem fios IMPORTANTE • As instruções que se seguem referem-se à instalação da máquina Brother num ambiente de rede, utilizando a aplicação de instalação Brother para Macintosh máquina. • Também pode configurar a sua máquina Brother utilizando o respectivo painel de controlo, algo que recomendamos.
  • Page 93: Configurar As Definições Sem Fios

    Insira o CD-ROM fornecido na unidade do CD-ROM. Clique duas vezes no ícone MFL-Pro Suite no seu ambiente de trabalho. Clique duas vezes no ícone Utilities (Utilitários). Clique duas vezes no Wireless Device Setup Wizard (Assistente de configuração de dispositivos de rede sem fios). ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 94 Seleccione Without cable (Advanced) (Sem cabo (Avançado)) e clique em Next (Seguinte). Leia Important Notice (Informação Importante). Marque a caixa depois de confirmar se a definição sem fios está activada e clique em Next (Seguinte). ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 95 (Abrir ligação à Internet...). Clique no separador Rede para ver os dispositivos sem fios disponíveis. Pode ver o servidor de impressão sem fios da Brother na opção Network (Rede). Seleccione SETUP. A sua rede sem fios foi ligada com sucesso.
  • Page 96 • O nome de nó predefinido é “BRWxxxxxxxxxxxx”. (“xxxxxxxxxxxx” é o Endereço MAC / Endereço Ethernet da máquina.) • Poderá descobrir o endereço MAC/endereço Ethernet da máquina imprimindo a lista de configurações da rede. Consulte Imprimir a lista de configurações de rede na página 122. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 97 Channel (Canal) e, em seguida, clique em Next (Seguinte). Se a sua rede não estiver configurada para Autenticação nem para Encriptação, será apresentado o seguinte ecrã. Para continuar a configuração, clique em OK e vá para p. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 98 Se a sua rede estiver configurada para Autenticação e Encriptação, será apresentado o seguinte ecrã. Quando configurar a máquina sem fios Brother, tem de configurar a máquina com as mesmas definições de Autenticação e Encriptação que apontou na página 82 relativas à rede sem fios já...
  • Page 99 Se quiser introduzir manualmente as definições de endereço IP da sua máquina, clique em Change IP Address (Alterar endereço IP) e introduza as definições de endereço IP necessárias para a sua rede. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 100 (Consulte Repor as predefinições de fábrica de rede na página 122) Confirme as definições de segurança da rede sem fios e tente recomeçar a partir do passo f. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 101 Concluiu a configuração da rede sem fios. Se quiser continuar a instalar os controladores e o software necessários para utilizar o seu dispositivo, seleccione Start Here OSX (Começar aqui OSX) no menu do CD-ROM. ® utilizando a aplicação de instalação da Brother (Apenas MFC-8890DW)
  • Page 102: Configuração Do Painel De Controlo

    Configuração do painel de controlo Menu Rede Antes de utilizar o seu produto Brother num ambiente de rede, tem de configurar as definições de TCP/IP correctas. Neste capítulo, aprenderá a configurar as definições de rede utilizando o painel de controlo, situado na parte da frente da máquina.
  • Page 103 Modo RARP O endereço IP do servidor de impressão Brother pode ser configurado através da funcionalidade Reverse ARP (RARP) no computador anfitrião. (Para obter mais informações sobre RARP, consulte Utilizar o RARP para configurar o endereço IP na página 206.) Modo BOOTP O BOOTP é...
  • Page 104 Endereço IP Este campo apresenta o endereço IP actual da máquina. Se tiver seleccionado o Método de Arranque Estático, introduza o endereço IP que pretende atribuir à máquina (consulte o administrador de rede para saber que endereço IP utilizar). Se tiver seleccionado outro método, não estático, a máquina tentará determinar o seu endereço IP utilizando os protocolos DHCP ou BOOTP.
  • Page 105 Prima a ou b para seleccionar TCP/IP. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Subnet Mask. Prima OK. Introduza o endereço da Subnet Mask utilizando o teclado de marcação. (Para introduzir números e texto, consulte Introduzir texto na página 228.) Prima OK.
  • Page 106 Pode registar o nome da máquina na rede. Este nome é frequentemente designado por nome NetBIOS e é o nome registado pelo servidor WINS na rede. A Brother recomenda o nome “BRNxxxxxxxxxxxx” para uma rede com fios ou “BRWxxxxxxxxxxxx” para uma rede sem fios. (“xxxxxxxxxxxx” é o Endereço MAC / Endereço Ethernet da máquina.)
  • Page 107 Prima a ou b para seleccionar Config WINS. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Auto ou Estático. Prima OK. Prima Parar/Sair. Auto Utiliza automaticamente um pedido DHCP para determinar os endereços IP dos servidores WINS primário e secundário. Para que esta funcionalidade funcione, tem de definir o método de arranque como automático. Estático Utiliza um endereço IP especificado para os servidores WINS primário e secundário.
  • Page 108 Prima a ou b para seleccionar Primário ou Secundário. Prima OK. Introduza o endereço do servidor WINS utilizando o teclado de marcação. (Para introduzir números e texto, consulte Introduzir texto na página 228.) Prima OK. Prima Parar/Sair. Servidor DNS Endereço IP do servidor DNS primário Este campo especifica o endereço IP do servidor DNS (Domain Name System) primário.
  • Page 109 Esta máquina é compatível com IPv6, o protocolo de Internet da nova geração. Se quiser utilizar o protocolo IPv6, seleccione Lig. A predefinição para o IPv6 é Desl. Para obter mais informações sobre o protocolo IPv6, visite o site http://solutions.brother.com/. Prima Menu.
  • Page 110: Ethernet (Apenas Rede Com Fios)

    Prima a ou b para seleccionar IPv6. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Lig ou Desl. Prima OK. Prima Parar/Sair. Nota Depois de seleccionar Lig para o IPv6, esta definição será aplicada à interface LAN com fios e sem fios. Ethernet (apenas rede com fios) Modo de ligação Ethernet.
  • Page 111: Ses/Wps/Aoss™ (Apenas Rede Sem Fios Mfc-8890Dw)

    (método premir uma vez), pode configurar a máquina facilmente sem um computador. A sua máquina Brother tem o menu SES/WPS/AOSS™ no painel de controlo. Esta funcionalidade detecta automaticamente o modo que o seu ponto de acesso utiliza, SecureEasySetup™, Wi-Fi Protected Setup ou AOSS™. Ao carregar num botão do ponto de acesso sem fios/router e da máquina, pode configurar a rede sem fios e as...
  • Page 112 Sinal Este campo apresenta a força actual do sinal da rede sem fios: Forte, Médio, Fraco ou Ausente. Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar WLAN. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Estado da WLAN. Prima OK.
  • Page 113: Rep. Predefin. (Apenas Mfc-8890Dw)

    Modo Comunic. Este campo apresenta o modo de comunicações actual da rede sem fios: Ad-hoc ou Infra-estrutura. Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar WLAN. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Estado da WLAN. Prima OK.
  • Page 114: Rede Ligada (Apenas Rede Com Fios Mfc-8890Dw)

    Rede Ligada (apenas rede com fios MFC-8890DW) Se quiser utilizar a ligação de rede com fios, configure Rede Ligada para Lig. Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar LAN com fios. Prima OK.
  • Page 115: E-Mail / Ifax (Apenas Mfc-8880Dn E Mfc-8890Dw)

    E-mail / IFAX (Apenas MFC-8880DN e MFC-8890DW) Este menu tem cinco selecções: Ender. correio, Config.Servdor, Instl Cor. RX, Instl Cor. TX e Instale Relay. Como esta secção exige que introduza vários caracteres de texto, pode achar conveniente utilizar a gestão baseada na web e o seu web browser favorito para configurar estas definições.
  • Page 116 Prima a ou b para seleccionar SMTP Server. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Nome? ou Endereço IP?. Prima OK. Introduza o endereço do servidor SMTP (até 64 caracteres). Prima OK. Prima Parar/Sair. Porta SMTP Este campo apresenta o número da porta SMTP (para envio de mensagens) na sua rede. Prima Menu.
  • Page 117 POP3 Server Este campo apresenta o nome do nó ou o endereço IP do servidor POP3 (servidor de recepção de E-mail) utilizado pela máquina Brother. Este endereço é necessário para que as funcionalidades de fax via Internet funcionem correctamente. (Ex.: “mailhost.brothermail.net” ou “192.000.000.001”) Prima Menu.
  • Page 118 Prima a ou b para seleccionar Config.Servdor. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Nome Mailbox. Prima OK. Introduza o nome da conta de utilizador atribuída à máquina Brother que irá iniciar sessão no servidor POP3 (até 60 caracteres). Prima OK. Prima Parar/Sair.
  • Page 119 Mailbox Pwd Pode especificar uma palavra-passe para a conta de servidor POP3 para onde serão enviados os trabalhos de impressão via Internet. Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar E-mail/IFAX. Prima OK.
  • Page 120 Instl Cor. RX Polling Auto Quando configurada para Lig, a máquina verifica automaticamente se há novas mensagens no servidor POP3. Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar E-mail/IFAX. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Instl Cor.
  • Page 121 Cabeçalho Esta selecção permite imprimir o conteúdo do cabeçalho da mensagem de correio electrónico quando esta é impressa. Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar E-mail/IFAX. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Instl Cor. RX. Prima OK.
  • Page 122 Prima Parar/Sair. Instl Cor. TX Env.Assunto Este campo apresenta o assunto associado aos dados do fax via Internet a ser enviado da máquina Brother para um computador (a predefinição é “Trab.Intrnet Fax”). Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede.
  • Page 123 Limite tamanho Alguns servidores de E-mail não permitem o envio de mensagens de grandes dimensões (o Administrador do Sistema impõe frequentemente um limite máximo para o tamanho das mensagens de E-mail). Com esta função activada, a máquina irá apresentar Memória Cheia quando tentar enviar documentos de E-mail com um tamanho superior a 1 Mbyte.
  • Page 124 Instale Relay Rly Broadcast Esta função permite à máquina receber um documento via Internet e, em seguida, retransmiti-lo para outras máquinas de fax através de linhas analógicas convencionais. Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar E-mail/IFAX. Prima OK.
  • Page 125 Reporte Relay É possível imprimir um Relatório de Difusão por Retransmissão na máquina que funcionará como a Estação Retransmissora de todas as Difusões por Retransmissão. A sua principal função é imprimir relatórios de difusões por retransmissão que tenham sido enviadas através da máquina.
  • Page 126: Como Configurar Uma Nova Predefinição Para Digitalização Para E-Mail (Servidor De E-Mail) (Apenas Mfc-8880Dn E Mfc-8890Dw)

    Como configurar uma nova predefinição para Digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (apenas MFC-8880DN e MFC-8890DW) Pode seleccionar o tipo de ficheiro a cores predefinido para a função Digitalização para E-mail (servidor de E-mail). (Para obter informações sobre como utilizar a função Digitalização para E-mail (servidor de E-mail), consulte Fax via Internet e digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (Para MFC-8880DN e MFC-8890DW) na página 154.) Prima Menu.
  • Page 127: Como Configurar Uma Nova Predefinição Para Digitalização Para Ftp

    Como configurar uma nova predefinição para Digitalização para FTP Pode seleccionar a predefinição de ficheiro a cores para a função de digitalização para FTP. Prima Menu. Prima a ou b para seleccionar Rede. Prima OK. Prima a ou b para seleccionar Digit.p/FTP. Prima OK.
  • Page 128: Como Configurar Uma Nova Predefinição Para Scan To Network

    Como configurar uma nova predefinição para Scan to Network Pode seleccionar a cor predefinida e o tipo de ficheiro para a função Scan to Network e digitalizar um documento directamente para um servidor com suporte CIFS na sua rede local ou na Internet. (Para obter mais informações sobre o protocolo CIFS, consulte Protocolos na página 8.) Prima Menu.
  • Page 129: Fax Para Servidor (Para A Mfc-8880Dn E Mfc-8890Dw)

    Fax para Servidor (Para a MFC-8880DN e MFC-8890DW) A funcionalidade Fax para Servidor permite utilizar a máquina para digitalizar um documento e enviá-lo através da rede para um servidor de fax à parte. O documento será então enviado a partir do servidor, sob a forma de dados de fax, para o número de fax de destino, através de linhas de telefone padrão.
  • Page 130 Prima a ou b para seleccionar Sufixo. Prima OK. Introduza o sufixo utilizando o teclado de marcação. Prima OK. Prima Parar/Sair. Nota Pode introduzir o prefixo e o sufixo utilizando até um total de 40 caracteres. Como utilizar a função Fax para Servidor Coloque o documento no ADF ou sobre o vidro do digitalizador.
  • Page 131: Horário

    Horário Este campo apresenta o fuso horário do seu país. A hora apresentada é a diferença entre o seu país e a Hora Média de Greenwich (GMT). Por exemplo, o Fuso horário para a Hora do Leste, EUA e Canadá, é UTC- 5:00.
  • Page 132: Repor As Predefinições De Fábrica De Rede

    Repor as predefinições de fábrica de rede Se quiser repor a predefinição de fábrica do servidor de impressão (repor todas as informações, como a palavra-passe e o endereço IP), execute os seguintes passos: Nota Esta função repõe a predefinição de fábrica de todas as definições com fios e sem fios. Prima Menu.
  • Page 133: Assistente De Instalação Do Controlador (Apenas Windows ® )

    Assistente de instalação do controlador (apenas Windows Descrição geral O Assistente de instalação do controlador pode ser utilizado para facilitar a instalação, ou mesmo para automatizar a instalação, de uma impressora ligada localmente ou da impressora ligada em rede. O Assistente de instalação do controlador também pode ser utilizado para criar ficheiros auto-executáveis que, quando executados num PC remoto, automatizam completamente a instalação do controlador de impressora.
  • Page 134: Partilhados Em Rede

    ® Assistente de instalação do controlador (apenas Windows Partilhados em rede O dispositivo está ligado a uma rede e os trabalhos de impressão são todos geridos por uma fila de impressão central. 1 Computador cliente 2 Também designado “Servidor” ou “Servidor de impressão” 3 TCP/IP, USB ou paralela 4 Impressora (a sua máquina)
  • Page 135: Como Instalar O Assistente De Instalação Do Controlador

    Como instalar o Assistente de instalação do controlador Insira o CD-ROM fornecido na unidade do CD-ROM. Se aparecer o ecrã de selecção do modelo, escolha a sua máquina. Se aparecer o ecrã de selecção do idioma, escolha o idioma pretendido. Aparecerá...
  • Page 136: Utilizar O Software Assistente De Instalação Do Controlador

    Escolha o tipo de ligação à impressora para a qual pretende imprimir. Escolha a opção que pretende e siga as instruções apresentadas no ecrã. Se seleccionar Impressora de rede Brother ponto-a-ponto, aparecerá o seguinte ecrã. Definir o endereço IP Se a impressora não tiver um endereço IP, o assistente permite-lhe alterar o endereço IP seleccionando a impressora a partir da lista e seleccionando a opção Configurar IP.
  • Page 137 1 Clique em Disco. 2 Escolha o sistema operativo que pretende utilizar e clique em OK. 3 Clique em Procurar e seleccione o controlador da impressora Brother apropriado incluído no CD- ROM ou na partilha de rede. Clique em Abrir.
  • Page 138 • Copiar os ficheiros do controlador para o PC e criar um programa de instalação para outros utilizadores. Seleccione esta opção se pretender instalar o controlador no seu computador e, ainda, criar um ficheiro auto-executável para utilizar noutro computador com o mesmo sistema operativo que o seu.
  • Page 139: Impressão Em Rede Em Windows Impressão Ponto-A-Ponto Básica Com Tcp/Ip

    Para ligar a máquina à rede, tem de seguir os passos descritos no Guia de Instalação Rápida. Recomendamos a utilização da aplicação de instalação da Brother incluída no CD-ROM que é fornecido com a máquina. Se utilizar esta aplicação, poderá ligar facilmente a máquina à sua rede e instalar o software de rede e o controlador da impressora, procedimentos que deve concluir por forma a completar a configuração...
  • Page 140: Configurar A Porta Tcp/Ip Padrão

    Clique em Seguinte em resposta à mensagem de boas vindas. Siga as instruções que aparecem no ecrã. Seleccione Instalação standard e clique em Seguinte. Seleccione Impressora de rede Brother ponto-a-ponto e clique em Seguinte. Siga as instruções apresentadas no ecrã e clique em Seguinte. Nota Contacte o administrador se tiver dúvidas sobre a localização e o nome da impressora na rede.
  • Page 141: Controlador De Impressora Já Instalado

    Controlador de impressora já instalado Se já tiver instalado o controlador de impressora e quiser configurá-lo para impressão em rede, siga os seguintes passos: ® (Windows Vista Clique no botão , Painel de Controle, Hardware e Som e, em seguida, Impressoras. ®...
  • Page 142: Impressão Via Internet Em Windows

    • Verifique se o computador anfitrião e a máquina estão ambos na mesma sub-rede, ou se o router está correctamente configurado para transmitir dados entre os dois dispositivos. • A palavra-passe predefinida para os servidores de impressão Brother é “access”. • Este servidor de impressão também suporta a impressão IPPS. (Consulte Impressão de documentos segura utilizando o IPPS na página 170.)
  • Page 143 Se a sua impressora não estiver na lista de impressoras suportadas, clique em Disco. Ser-lhe-á pedido que introduza o CD-ROM ou disquete do controlador. Clique em Procurar e seleccione o controlador de impressora Brother apropriado incluído no CD-ROM ou na partilha de rede. Clique em Abrir.
  • Page 144: Para Windows 2000/Xp E Windows Server 2003

    Para testar a ligação à impressora, clique em Imprimir uma página de teste e, em seguida, em Concluir. A impressora está então configurada e pronta para imprimir. ® Para Windows 2000/XP e Windows Server ® (Windows XP e Windows Server Clique no botão Iniciar e seleccione Impressoras e Faxes.
  • Page 145 (Windows 2000) Clique em OK quando vir o ecrã Inserir disco. Clique em Procurar e seleccione o controlador da impressora Brother apropriado incluído no CD-ROM ou na partilha de rede. Por exemplo, seleccione a pasta “X:\\driver\win2kxpvista letra da unidade). Clique em Abrir.
  • Page 146: Especificar Outro Url

    Especificar outro URL Não se esqueça que, no campo URL, há várias entradas possíveis. http://endereço IP da impressora:631/ipp Este é o URL predefinido e recomendamos que o utilize. http://endereço IP da impressora:631/ipp/port1 Esta opção tem por objectivo a compatibilidade com o HP Jetdirect. http://endereço IP da impressora:631/ Nota Se se esquecer dos detalhes do URL, pode simplesmente introduzir o texto acima (http://endereço...
  • Page 147: Impressão Em Rede A Partir De Macintosh ® Utilizando O Controlador Br-Script

    X 10.3.9) Seleccione IP Printing (Impressão IP). ® (Mac OS X 10.4.x) Seleccione IP Printer (Impressora IP). ® (Mac OS X 10.3.9) ® X 10.3.9 ou superior. ® X 10.3.9 a 10.4.x ® (Mac OS X 10.4.x) ® ® , visite o Brother Solutions...
  • Page 148 ® para Macintosh . (“xxxxxxxxxxxx” é o Endereço MAC/Endereço Ethernet da sua máquina). Na lista pendente Printer Model (Modelo da impressora), seleccione o seu modelo. Por exemplo, seleccione Brother MFC-XXXX BR-Script3. ® (Mac OS X 10.3.9) Impressão em rede a partir de Macintosh ®...
  • Page 149: Para Mac Os ® X 10.5.X

    Clique em Add (Adicionar) e a impressora ficará disponível na Printer List (Lista de impressoras). A máquina está agora pronta para imprimir. ® Para MAC OS X 10.5.x Ligue a máquina. No menu Apple, seleccione System Preferences (Preferências do sistema). Clique em Printer &...
  • Page 150: Outras Fontes De Informação

    No menu de contexto Print using (Imprimir utilizando), seleccione Select a driver to use (Seleccionar um controlador a utilizar) e, em seguida, na lista pendente dos modelos de impressora, escolha o modelo. Por exemplo, seleccione Brother MFC-XXXX BR-Script3 e clique em Add (Adicionar).
  • Page 151: Gestão Baseada Na Web

    Gestão baseada na web Descrição geral Pode utilizar um web browser padrão para gerir a sua máquina utilizando HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Através de um web browser, pode obter as seguintes informações sobre uma máquina da rede. Informações sobre o estado da impressora Alterar elementos de configuração de fax, como a configuração geral, definições de marcação rápida e fax remoto.
  • Page 152: Como Configurar As Definições Da Máquina Utilizando A Gestão Baseada Na Web (Web Browser)

    Como configurar as definições da máquina utilizando a gestão baseada na web (web browser) Pode utilizar um web browser padrão para alterar as definições do servidor de impressão, utilizando HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Nota • Recomendamos a utilização do protocolo HTTPS para a segurança da Internet quando configurar as definições utilizando a gestão baseada na web.
  • Page 153: Informações Sobre A Palavra-Passe

    Gestão baseada na web Informações sobre a palavra-passe A gestão baseada na Web oferece dois níveis de acesso por palavra-passe. Os utilizadores conseguem aceder a General Setup (Configuração geral), Fax Settings (Definições de fax), I-Fax Settings (Configurações de I-Fax) (apenas MFC-8880DN e MFC-8890DW), Copy Settings (Definições de cópia), Printer Settings (Configurações da impressora) e USB Direct I/F (USB Direct I/F).
  • Page 154: Secure Function Lock 2.0

    Secure Function Lock 2.0 O Secure Function Lock 2.0 da Brother permite poupar dinheiro e aumentar a segurança restringindo as funções que estão disponíveis na máquina Brother. O Secure Function Lock permite-lhe configurar palavras-passe para utilizadores seleccionados, concedendo-lhes acesso a algumas dessas funções, ou a todas, ou restringindo-as a um limite de página.
  • Page 155: Como Configurar As Definições Do Secure Function Lock 2.0 Utilizando A Gestão Baseada Na Web (Web Browser)

    Como configurar as definições do Secure Function Lock 2.0 utilizando a gestão baseada na web (web browser) Configuração básica Clique em Administrator Settings (Definições do Administrador) na página web da MFC-XXXX (ou DCP-XXXX) e, em seguida, clique em Secure Function Lock (Bloqueio da função de segurança). Seleccione On (Lig) em Function Lock (Bloqueio da função).
  • Page 156 Restringir a impressão através do PC pelo nome de início de sessão de utilizador do PC Se configurar esta definição, a impressora consegue fazer a autenticação através do nome de início de sessão de utilizador do PC por forma a permitir um trabalho de impressão de um computador registado. Clique em PC Print Restriction by Login Name (Restrição de impressão via PC por nome de registo).
  • Page 157 Daily, Weekly ou Monthly. Nota • O Secure Function Lock 2.0 pode ser configurado utilizando o BRAdmin Professional 3, que poderá transferir a partir de http://solutions.brother.com/. Este utilitário está disponível apenas para utilizadores ® de Windows • A configuração que definiu no painel de controlo para o Secure Function Lock é aplicada às definições da gestão baseada na web automaticamente.
  • Page 158: Alterar A Configuração Da Função De Digitalização Para Ftp Utilizando Um Web Browser

    Alterar a configuração da função de digitalização para FTP utilizando um web browser A função de Digitalização para FTP permite digitalizar um documento directamente para um servidor FTP que se encontre na rede local ou na Internet. (Consulte o Capítulo 4 do Manual do Utilizador de Software para obter mais informações sobre a digitalização para FTP.) Clique em Administrator Settings (Definições do Administrador) na página web da MFC-XXXX (ou DCP-XXXX) e, em seguida, clique em FTP/Network Scan Settings...
  • Page 159 Clique em FTP/Network Scan Profile (Perfil de digitalização de rede/FTP) na página Administrator Settings (Definições do Administrador). Já pode configurar e alterar as seguintes definições da função de digitalização para FTP utilizando um web browser. Profile Name (Nome do perfil) (Até 15 caracteres) Host Address (Endereço do sistema anfitrião) (Endereço do servidor FTP) Username (Nome de utilizador) Password (Palavra-passe)
  • Page 160: Alterar A Configuração Da Função Scan To Network Utilizando Um Web Browser

    Alterar a configuração da função Scan to Network utilizando um web browser A função Scan to Network permite digitalizar documentos directamente para uma pasta partilhada num servidor CIFS que se encontre na rede local ou na Internet. (Para obter mais informações sobre o protocolo CIFS, consulte Protocolos na página 8.) Para activar o protocolo CIFS, marque a caixa CIFS na página Network Configuration (Config de Rede).
  • Page 161 Clique em FTP/Network Scan Profile (Perfil de digitalização de rede/FTP) na página Administrator Settings (Definições do Administrador). Já pode configurar e alterar as seguintes definições da função Scan to Network utilizando um web browser. Profile Name (Nome do perfil) (Até 15 caracteres) Host Address (Endereço do sistema anfitrião) Store Directory (Directório de armazenamento) File Name (Nome do ficheiro)
  • Page 162: Alterar A Configuração Do Ldap Utilizando Um Web Browser

    Alterar a configuração do LDAP utilizando um web browser Pode configurar e alterar as seguintes definições do LDAP utilizando um web browser. Clique em Network Configuration (Config de Rede) na página web da MFC-XXXX (DCP-XXXX) e, em seguida, clique em Configure Protocol (Configurar protocolo) . Certifique-se de que a caixa relativa ao LDAP está ligada e clique em Advanced Settings (Configurações avançadas).
  • Page 163: Funcionamento Do Ldap (Para A Mfc-8880Dn E Mfc-8890Dw)

    Nota • A função LDAP desta máquina suporta LDAPv3. • Necessita de utilizar a Autenticação Kerberos ou a Autenticação Simples para comunicar com o servidor LDAP. • O SSL/TLS não é suportado. • Para obter mais informações, visite-nos em http://solutions.brother.com/.
  • Page 164: Fax Via Internet E Digitalização Para E-Mail (Servidor De E-Mail) (Para Mfc-8880Dn E Mfc-8890Dw)

    A função de fax via Internet só está disponível para ficheiros a preto e branco. Ligação Antes de enviar ou receber faxes via Internet, tem de configurar a máquina Brother para comunicar com a rede e o servidor de correio electrónico. Tem de garantir que existe: um endereço IP correctamente configurado para a máquina, um endereço de E-mail para a máquina, o endereço IP do servidor de correio...
  • Page 165: Funções Das Teclas Do Painel De Controlo

    Fax via Internet e digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (Para MFC-8880DN e MFC-8890DW) Funções das teclas do painel de controlo Shift + 1 Utilizada para alterar o modo de introdução de dados. Pode utilizar as teclas de marcação como teclas de caracteres alfabéticos padrão.
  • Page 166: Introduzir Texto Manualmente

    Fax via Internet e digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (Para MFC-8880DN e MFC-8890DW) Introduzir texto manualmente Prima Shift e 1 em simultâneo para mudar para o modo de marcação “alfabético”. Pode agora utilizar o teclado de marcação para introduzir o endereço de E-mail. Para obter mais informações, consulte Introduzir texto na página 228.
  • Page 167: Receber Um Fax Via Internet No Computador

    Consulte o Manual do Utilizador incluído na máquina para verificar se esta funcionalidade é suportada. Difusão por retransmissão (Relay Broadcast) Esta função permite à máquina Brother receber um documento via Internet e, em seguida, retransmiti-lo para outras máquinas de fax através de linhas telefónicas convencionais.
  • Page 168 Se o seu endereço de E-mail for FAX@brother.com, terá de configurar o nome de domínio de confiança brother.com na máquina em Inglaterra que irá difundir o documento para a máquina de fax convencional.
  • Page 169 Se quiser retransmitir o documento para mais do que uma máquina de fax padrão, poderá introduzir o endereço utilizando o seguinte método: Introduza o número de telefone da primeira máquina de Fax UKFAX@brother.co.uk (fax#123). Prima OK. Introduza o número de telefone da segunda máquina de Fax UKFAX@brother.co.uk (fax#456).
  • Page 170: Mensagem De Verificação Tx

    Fax via Internet e digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (Para MFC-8880DN e MFC-8890DW) Mensagem de Verificação TX A opção de Mensagem de Verificação da Transmissão suporta duas funções distintas. A Mensagem de Verificação de envio permite-lhe solicitar uma notificação da estação receptora de que o fax via Internet ou a mensagem de E-mail foram recebidos e processados.
  • Page 171: Informações Importantes Sobre Fax Via Internet

    Fax via Internet e digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (Para MFC-8880DN e MFC-8890DW) Informações importantes sobre fax via Internet A comunicação de fax via Internet num sistema de rede local é basicamente idêntica à comunicação via E- mail, sendo, contudo, diferente da comunicação de fax através de linhas telefónicas padrão. Seguem-se algumas informações importantes para a utilização de fax via Internet: Factores como a localização do receptor, a estrutura do sistema de rede local e o tráfego do circuito (como a Internet) podem fazer com que o sistema demore muito tempo a devolver uma mensagem de erro.
  • Page 172: Descrição Geral Da Função Digitalização Para E-Mail (Servidor De E-Mail)

    Fax via Internet e digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (Para MFC-8880DN e MFC-8890DW) Descrição geral da função Digitalização para E-mail (servidor de E-mail) Quando selecciona Digitalização para E-mail (Servidor de E-mail), pode digitalizar um documento a preto e branco ou a cores e enviá-lo directamente para um endereço de E-mail a partir do aparelho. Pode seleccionar os formatos PDF ou TIFF para documentos a preto e branco e PDF ou JPEG para documentos a cores.
  • Page 173: Utilizar A Marcação De Um Toque Ou Um Número De Marcação Rápida

    Fax via Internet e digitalização para E-mail (servidor de E-mail) (Para MFC-8880DN e MFC-8890DW) Utilizar a Marcação de Um Toque ou um número de Marcação Rápida Também pode digitalizar um documento directamente para um endereço que tenha registado numa tecla de Um Toque ou num número de Marcação Rápida.
  • Page 174: Funcionalidades De Segurança

    No mundo de hoje, existem muitas ameaças à segurança da sua rede e aos dados que nela se deslocam. A sua máquina Brother utiliza alguns dos protocolos de segurança de rede e encriptação dos mais recentes que existem actualmente. Estas funcionalidades de rede podem ser integradas no seu plano de segurança geral da rede para ajudar a proteger os dados e impedir o acesso não autorizado à...
  • Page 175: Protocolos De Segurança

    O SNMPv3 (Simple Network Management Protocol version 3) proporciona autenticação do utilizador e encriptação de dados para gerir dispositivos de rede de forma segura. Métodos de segurança para notificação por correio electrónico O servidor de impressão Brother suporta os seguintes métodos de segurança para notificação por correio electrónico. Nota Para saber como configurar as definições dos métodos de segurança, consulte Utilizar a gestão baseada...
  • Page 176: Configurar As Definições De Protocolo

    Configurar as definições de protocolo Pode activar ou desactivar cada protocolo e método de segurança utilizando a gestão baseada na web (web browser). Nota ® Recomendamos o Microsoft ® Windows e o Safari 1.3 para Macintosh em qualquer um dos browsers utilizados. Para utilizar um web browser, terá de saber o endereço IP do servidor de impressão.
  • Page 177: Gerir A Impressora De Rede De Forma Segura

    Gerir a impressora de rede de forma segura Para gerir de forma segura a sua impressora de rede, tem de utilizar os utilitários de gestão com protocolos de segurança. Gestão segura utilizando a gestão baseada na web (web browser) Recomendamos que utilize o protocolo HTTPS e SNMPv3 para uma gestão segura. Para utilizar o protocolo HTTPS, são necessárias as seguintes definições da impressora.
  • Page 178 Pode agora aceder à impressora utilizando o HTTPS. Recomendamos que utilize a gestão segura (SNMPv3) juntamente com o protocolo HTTPS. Se utilizar o protocolo SNMPv3, execute os passos seguintes. Nota Pode também alterar as definições de SNMP utilizando o BRAdmin Professional 3 ou o Web BRAdmin. Clique em Network Configuration (Config de Rede).
  • Page 179: Gestão Segura Utilizando O Bradmin Professional 3 (Para Windows )

    Neste modo, o servidor de impressão utiliza a versão 1 e a versão 2c do protocolo SNMP. Pode utilizar todas as aplicações da Brother neste modo. Contudo, isso não é seguro pois não autentica o utilizador e os dados não serão encriptados.
  • Page 180: Impressão De Documentos Segura Utilizando O Ipps

    Impressão de documentos segura utilizando o IPPS Para imprimir documentos de forma segura via Internet, pode utilizar o protocolo IPPS. Nota • A comunicação através de IPPS não consegue impedir o acesso não autorizado ao servidor de impressão. • O IPPS está disponível para Windows Para utilizar o protocolo IPPS, são necessárias as seguintes definições da impressora.
  • Page 181: Utilizar A Notificação Por Correio Electrónico Com Autenticação De Utilizador (Para O Mfc-8880Dn E Mfc-8890Dw)

    Utilizar a notificação por correio electrónico com autenticação de utilizador (para o MFC-8880DN e MFC-8890DW) Para utilizar a função de notificação por E-mail através do servidor seguro SMTP que requer uma autenticação de utilizador, terá de utilizar o método POP before SMTP ou SMTP-AUTH. Estes métodos impedem que utilizadores não autorizados acedam ao servidor de correio electrónico.
  • Page 182 Pode configurar as definições de POP3/SMTP nesta página. Nota • Também pode alterar o número da porta SMTP utilizando a gestão baseada na web. Isto é particularmente útil se o seu ISP (fornecedor de serviços de Internet) implementar o serviço “Outbound Port 25 Blocking (OP25B)”.
  • Page 183: Criar E Instalar Um Certificado

    Criar e instalar um certificado O servidor de impressão Brother permite-lhe utilizar a comunicação SSL/TLS configurando um certificado e a respectiva chave privada. Este servidor de impressão suporta dois métodos de certificação. Um certificado auto-assinado e um certificado que é emitido por uma CA (Certificate Authority - Autoridade de Certificados).
  • Page 184 Nota • Se tiver editado o ficheiro hosts do seu computador ou se estiver a utilizar um sistema de nomes de domínio, pode também introduzir o nome DNS do servidor de impressão. • Uma vez que o servidor de impressão suporta TCP/IP e nomes NetBIOS, os utilizadores de Windows podem também introduzir o nome NetBIOS do servidor de impressão.
  • Page 185: Criar E Instalar Um Certificado Auto-Assinado

    Criar e instalar um certificado auto-assinado Como criar e instalar um certificado auto-assinado Clique em Create Self-Signed Certificate (Criar certificado auto-assinado) na página Configure Certificate (Configurar certificado). Introduza um Common Name (Nome comum) e Valid Date (Data válida) e clique em Submit (Submeter).
  • Page 186 Como instalar o certificado auto-assinado no computador Nota Os passos seguintes destinam-se ao Microsoft ajuda do próprio web browser. Para utilizadores de Windows Vista Clique no botão e em Todosos programas. Clique com o botão direito do rato em Internet Explorer e clique em Executar como administrador. Clique em Permitir.
  • Page 187 Escreva “https://endereço IP da impressora/” no browser para aceder à sua impressora (em que “endereço IP da impressora” corresponde ao endereço IP da impressora ou ao nome do nó). Em seguida, clique em Prosseguir para o Web site (não recomendado).. Clique em Erro de Certificado e Ver certificados.
  • Page 188 Para utilizadores de Windows Vista Clique no botão e em Todosos programas. Clique com o botão direito do rato em Internet Explorer e clique em Executar como administrador. Seleccione o administrador com o qual pretende instalar, introduza a palavra-passe de administrador e clique em OK.
  • Page 189 Escreva “https://endereço IP da impressora/” no browser para aceder à sua impressora (em que “endereço IP da impressora” corresponde ao endereço IP da impressora ou ao nome do nó). Em seguida, clique em Prosseguir para o Web site (não recomendado).. Clique em Erro de Certificado e Ver certificados.
  • Page 190 Seleccione o separador Detalhes e clique em Copiar para ficheiro... Clique em Seguinte. Funcionalidades de segurança...
  • Page 191 Certifique-se de que a definição Binário codificado X.509 DER (*.CER) está seleccionada e clique em Seguinte. Clique em Procurar... Clique em Procurar em pastas. Funcionalidades de segurança...
  • Page 192 Escolha uma pasta na qual pretenda guardar o ficheiro do certificado, introduza um nome de ficheiro e clique em Guardar. Nota Se seleccionar Ambiente de trabalho, o ficheiro do certificado fica guardado no ambiente de trabalho do administrador que escolheu. Clique em Seguinte.
  • Page 193 Clique em Concluir. Clique em OK. Clique em OK. Funcionalidades de segurança...
  • Page 194 Abra a pasta na qual guardou o ficheiro do certificado k e clique duas vezes no ficheiro do certificado. Em relação às instruções restantes, execute os passos a partir de d na página 185. ® Para utilizadores de Windows Abra o seu web browser. Escreva “https://endereço IP da impressora/”...
  • Page 195 Quando a caixa de diálogo seguinte aparecer, clique em Ver certificados. Clique em Instalar certificado... no separador Geral. Funcionalidades de segurança...
  • Page 196 Quando aparecer Assistente para importar certificados, clique em Seguinte. Seleccione Colocar todos os certificados no seguinte arquivo e clique em Procurar... Seleccione Autoridades de certificação de raiz fided e clique em OK. Funcionalidades de segurança...
  • Page 197 Clique em Seguinte. Clique em Concluir. Clique em Sim se a impressão digital (dedo polegar) estiver correcta. Funcionalidades de segurança...
  • Page 198 Nota A impressão digital (dedo polegar) é impressa na lista de configurações de rede. (Para saber como imprimir a lista de configurações da rede, consulte Imprimir a lista de configurações de rede na página 122.) Clique em OK. O certificado auto-assinado já está instalado no computador e a comunicação SSL/TLS está disponível. Funcionalidades de segurança...
  • Page 199: Criar Um Csr E Instalar Um Certificado

    • Se estiver a utilizar a opção Enterprise root CA (CA raiz de empreendimento) do Windows Server 2003/2008, recomendamos que utilize o Web Server Certificate Template (Modelo de certificado de servidor Web) quando criar o certificado. Para obter mais informações, visite- nos em http://solutions.brother.com/. Funcionalidades de segurança ®...
  • Page 200 Como instalar o certificado na impressora Quando receber o certificado de uma CA, execute os passos seguintes para o instalar no servidor de impressão. Nota Só é possível instalar um certificado emitido com o CSR desta impressora. Clique em Install Certificate (Instalar certificado) na página Configure Certificate (Configurar certificado).
  • Page 201: Importar E Exportar O Certificado E A Chave Privada

    Importar e exportar o certificado e a chave privada Como importar o certificado e a chave privada Clique em Import Certificate and Private Key (Importar certificado e chave privada) na página Configure Certificate (Configurar certificado). Especifique o ficheiro que pretende importar. Introduza a palavra-passe se o ficheiro estiver encriptado e clique em Submit (Submeter).
  • Page 202 Como exportar o certificado e a chave privada Clique em Export Certificate and Private Key (Exportar certificado e chave privada) na página Configure Certificate (Configurar certificado). Introduza a palavra-passe se quiser encriptar o ficheiro. Nota Se utilizar uma palavra-passe em branco, a saída não é encriptada. Volte a introduzir a palavra-passe para confirmar e clique em Submit (Submeter).
  • Page 203: Resolução De Problemas

    Descrição geral Este capítulo explica como resolver problemas de rede típicos com que poderá deparar-se ao utilizar a máquina. Se, após a leitura deste capítulo, não conseguir resolver o seu problema, visite o Brother Solutions Center no endereço: http://solutions.brother.com/ Este capítulo está dividido nas seguintes secções: Problemas gerais Problemas relacionados com a instalação do software de impressão em rede...
  • Page 204: Problemas Relacionados Com A Instalação Do Software De Impressão Em Rede

    Certifique-se de que definiu correctamente o endereço IP e as definições de rede sem fios do servidor de impressão Brother, de acordo com o Capítulo 3 deste Manual do utilizador, antes de instalar o software de impressão em rede ou o controlador de impressora.
  • Page 205 Para utilizadores de rede com fios: Verifique se há alguma actividade nos LED. Os servidores de impressão Brother têm dois LEDs no painel traseiro da máquina. O LED cor de laranja de cima mostra o estado de velocidade. O LED verde de baixo mostra o estado de ligação/actividade (recepção/transmissão).
  • Page 206: Problemas Relacionados Com A Impressão

    Verifique se o servidor de impressão aparece na rede, da seguinte forma: ® Para Windows Tente fazer um ping ao servidor de impressão a partir da linha de comandos do sistema operativo anfitrião, utilizando o comando: Clique em Iniciar, Todos os programas Programas para utilizadores de Windows ping enderecoip Em que ipaddress corresponde ao endereço IP do servidor de impressão (note que, por vezes,...
  • Page 207 Imprima a lista de configurações da rede da máquina e verifique se as definições (como, por exemplo, o endereço IP) estão correctas para a sua rede. O problema pode resultar da não correspondência ou duplicação do endereço IP. Verifique se o endereço IP foi correctamente carregado no servidor de impressão e certifique-se de que mais nenhum nó...
  • Page 208: Problemas Relacionados Com A Digitalização E O Pc Fax

    Para adicionar a porta 54926 para PC Fax, introduza as seguintes informações: 1. Em Descrição do serviço: Introduza qualquer descrição, como, por exemplo, “PC Fax Brother”. 2. Em Nome ou endereço IP (por exemplo 192.168.0.12) do computador que hospeda este serviço na rede: Introduza “Localhost”.
  • Page 209 Certifique-se de que a nova definição foi adicionada e está marcada e, em seguida, clique em OK. Nota Depois de instalar o software da Brother, reactive a sua Firewall novamente. ® Utilizadores de Windows Vista Clique no botão , Painel de controlo, Rede e Internet, Firewall do Windows e clique em Alterar definições.
  • Page 210: Solução De Problemas Relacionados Com Redes Sem Fios (Apenas Mfc-8890Dw)

    (apenas MFC-8890DW) Problemas relacionados com a configuração da rede sem fios Não é possível encontrar o servidor de impressão Brother durante a configuração com o Assistente de configuração de dispositivos sem fios. Certifique-se de que a máquina está ligada, online e pronta para imprimir.
  • Page 211: Problemas Relacionados Com A Ligação Sem Fios

    A ligação à rede sem fios por vezes fica desactivada. O estado da ligação à rede sem fios é afectado pelo ambiente em que se encontram a impressora Brother e outros dispositivos sem fios. As seguintes condições podem causar problemas na ligação: Está...
  • Page 212: Resolução De Problemas Específicos De Protocolos

    Isto forçará o Windows 2000/XP, Windows Vista comunicar com o servidor de impressão Brother. Gestão baseada na web (web browser) resolução de problemas (TCP/IP) Se não conseguir ligar-se ao servidor de impressão utilizando o seu web browser, será bom verificar as definições do proxy no browser.
  • Page 213: Solução De Problemas Do Ldap

    Resolução de problemas Solução de problemas do LDAP ® Se estiver a ter dificuldades de ligação a um servidor LDAP com Windows , contacte o administrador da rede e verifique as opções de segurança do LDAP. Para obter mais informações, visite http://solutions.brother.com/.
  • Page 214: A Anexo A

    Brother. O servidor de impressão Brother oferece os seguintes serviços predefinidos (execute o comando SHOW SERVICE na consola remota do servidor de impressão Brother para ver uma lista de serviços disponíveis): Escreva HELP na linha de comandos para ver uma lista de comandos suportados.
  • Page 215: Utilizar O Bootp Para Configurar O Endereço Ip

    Tal como no RARP, o servidor de impressão Brother carregará o seu endereço IP do servidor BOOTP quando a impressora for ligada.
  • Page 216: Utilizar O Rarp Para Configurar O Endereço Ip

    AT&T, introduza: ps -ef | grep -v grep | grep rarpd O servidor de impressão Brother obterá o endereço IP do daemon de RARP quando a impressora for ligada. Utilizar o APIPA para configurar o endereço IP O servidor de impressão Brother suporta o protocolo Automatic Private IP Addressing (APIPA). Com o APIPA, os clientes DHCP configuram automaticamente um endereço IP e uma máscara de sub-rede quando...
  • Page 217: Utilizar O Arp Para Configurar O Endereço Ip

    IP. Se o administrador configurou o sistema para atribuir endereços IP através de BOOTP, DHCP ou RARP, o seu servidor de impressão Brother pode receber um endereço IP de qualquer um destes sistemas de atribuição de endereços IP. Nesse caso, não terá de utilizar o comando ARP. O comando ARP só...
  • Page 218: Utilizar O Telnet Para Configurar O Endereço Ip

    Anexo A Utilizar o TELNET para configurar o endereço IP Também pode utilizar o comando TELNET para alterar o endereço IP. O comando TELNET é um método eficaz de alterar o endereço IP da máquina. Mas o servidor de impressão tem de ter já...
  • Page 219: Utilizar O Software De Servidor Web Bradmin Da Brother Para Iis Para Configurar O Endereço Ip

    Web BRAdmin pode ser acedido a partir de qualquer computador cliente com um web browser que suporte Java. Note que este software não vem incluído no CD-ROM fornecido com o produto Brother que adquiriu. Visite http://solutions.brother.com/ para saber mais sobre este software e para o transferir.
  • Page 220: Instalação Utilizando Serviços Web (Para Utilizadores De Windows Vista ® )

    Nota O nome dos serviços web da máquina Brother corresponde ao nome do modelo e ao Endereço MAC (Endereço Ethernet) da sua máquina (por exemplo, Brother MFC-XXXX (nome do modelo) [XXXXXX] (Endereço MAC/Endereço Ethernet).
  • Page 221: Instalação Com Uma Fila De Impressão Em Rede Ou Uma Partilha (Apenas Controlador De Impressora)

    Instalação com uma Fila de impressão em rede ou uma Partilha (apenas controlador de impressora) Nota Se se vai ligar a uma impressora partilhada na rede, recomendamos que consulte o seu administrador de sistema antes de iniciar a intalação, por forma a obter mais informações acerca do nome da fila ou de partilha da impressora.
  • Page 222: B Anexo B

    Apenas impressão para Windows Server Para obter os controladores mais recentes, visite http://solutions.brother.com/ Apenas para MFC-8880DN Os utilitários BRAdmin Professional e Web BRAdmin podem ser transferidos a partir do site http://solutions.brother.com/. São apenas para ® Windows Computadores cliente com um browser que suporte Java.
  • Page 223: Rede Sem Fios

    Rede sem fios Nome do NC-7600w tipo 2 modelo da placa de rede Pode ligar a sua máquina a uma rede para utilizar as funcionalidades de Impressão em rede, Digitalização em rede, PC Fax e Configuração remota Suporte para ® Windows 2000 Professional, Windows ®...
  • Page 224 ® Apenas impressão para Windows Server Para obter os controladores mais recentes, visite http://solutions.brother.com/ Os utilitários BRAdmin Professional e Web BRAdmin podem ser transferidos a partir do site http://solutions.brother.com/. São apenas para ® Windows Computadores cliente com um browser que suporte Java.
  • Page 225: Tabela De Funções E Predefinições De Fábrica

    Tabela de funções e predefinições de fábrica DCP-8080DN, DCP-8085DN e MFC-8480DN As definições de fábrica são apresentadas a negrito com um asterisco. Menu principal Submenu 5.Rede 1.TCP/IP (DCP-8080DN e DCP-8085DN) 7.Rede (MFC-8480DN) Selecções do Opções menu 1.Método arranque Auto* Estático RARP BOOTP DHCP...
  • Page 226 Menu principal Submenu 5.Rede 1.TCP/IP (DCP-8080DN e (continua) DCP-8085DN) 7.Rede (MFC-8480DN) (continua) 2.Ethernet 3.Digit.p/FTP — Selecções do Opções menu 0.IPv6 Desl* — Auto* 100B-FD 100B-HD 10B-FD 10B-HD 100 ppp a cores* 200 ppp a cores Cor 300 ppp Cor 600 ppp Cinzent 100 dpi Cinzent 200 dpi Cinzent 300 dpi...
  • Page 227 Menu principal Submenu 4.Digit. p/ rede — 5.Rede (DCP-8080DN e DCP-8085DN) 7.Rede (MFC-8480DN) (continua) 7.Horário 0.Reiniciar rede 1.Repor Ao ligar-se à rede, a máquina definirá automaticamente o endereço IP e a máscara de sub-rede para valores apropriados à sua rede. Selecções do Opções menu...
  • Page 228: Mfc-8880Dn

    MFC-8880DN As definições de fábrica são apresentadas a negrito com um asterisco. Menu principal Submenu 7.Rede 1.TCP/IP Selecções do Opções menu 1.Método arranque Auto* Estático RARP BOOTP DHCP (Se seleccionar Auto, RARP, BOOTP ou DHCP, ser-lhe-á pedido que introduza o número de vezes que a máquina tenta obter o endereço IP.) 2.Endereço IP [000-255].[000-255].[000-255].[000-255]...
  • Page 229 Menu principal Submenu Selecções do menu — 7.Rede 2.Ethernet (continua) 3.E-mail/IFAX 1.Ender. correio Nome (até 60 caracteres) 2.Config.Servdor 1.SMTP Server 3.Instl Cor. RX 1.Polling Auto Opções Auto* 100B-FD 100B-HD 10B-FD 10B-HD Nome (até 64 caracteres) Endereço IP [000-255].[000-255].[000-255].[000-255] 2.Porta SMTP 00025* [00001-65535] 3.Auten.paraSMTP...
  • Page 230 Menu principal Submenu Selecções do menu 7.Rede 3.E-mail/IFAX 3.Instl Cor. RX (continua) (continua) (continua) 4.Instl Cor. TX 1.Env.Assunto 5.Instale Relay 1.Rly Broadcast 4.Digit.p/e-mail — Opções 5.Notificação Desl* (Até 40 caracteres) 2.Limite tamanho Desl* 3.Notificação Desl* Desl* 2.Relay Domain RelayXX: Relay01 - 10 3.Reporte Relay Desl* (Se escolher a opção Cor)
  • Page 231 Menu principal Submenu 5.Digit.p/FTP — 7.Rede (continua) 6.Digit. p/ rede — 7.Fax p/Servidor — 8.Horário 0.Reiniciar rede 1.Repor Ao ligar-se à rede, a máquina definirá automaticamente o endereço IP e a máscara de sub-rede para valores apropriados à sua rede. Selecções do Opções menu...
  • Page 232: Mfc-8890Dw

    MFC-8890DW As definições de fábrica são apresentadas a negrito com um asterisco. Menu Submenu Selecções do menu principal 7.Rede 1.LAN com fios 1.TCP/IP Opções 1.Método arranque Auto* Estático RARP BOOTP DHCP (Se seleccionar Auto, RARP, BOOTP ou DHCP, ser-lhe-á pedido que introduza o número de vezes que a máquina tenta obter o endereço IP.) 2.Endereço IP...
  • Page 233 Menu Submenu Selecções do menu principal 7.Rede 1.LAN com fios 1.TCP/IP (continua) (continua) (continua) 2.Ethernet 3.Rep. Predefin. 4.Rede Ligada 2.WLAN 1.TCP/IP Opções (Primário) 8.DNS Server [000-255].[000-255].[000-255].[000-255] [000].[000].[000].[000]* (Secundário) [000-255].[000-255].[000-255].[000-255] [000].[000].[000].[000]* 9.APIPA Lig* Desl 0.IPv6 Desl* — Auto* 100B-FD 100B-HD 10B-FD 10B-HD —...
  • Page 234 Menu Submenu Selecções do menu principal 7.Rede 2.WLAN 1.TCP/IP (continua) (continua) (continua) 2.Assis.Configur 3.SES/WPS/AOSS 4.WPS c/ cód PIN 5.Estado da WLAN Opções 4.Gateway [000-255].[000-255].[000-255].[000-255] [000].[000].[000].[000]* 5.Nome do nó BRWxxxxxxxxxxxx (até 32 caracteres) 6.Config WINS Auto* Estático (Primário) 7.WINS Server [000-255].[000-255].[000-255].[000-255] [000].[000].[000].[000]* (Secundário) [000-255].[000-255].[000-255].[000-255]...
  • Page 235 Menu Submenu Selecções do menu principal 7.Rede 2.WLAN 5.Estado da WLAN (continua) (continua) (continua) 6.Rep. Predefin. 7.WLAN Activa 3.E-mail/IFAX 1.Ender. correio 2.Config.Servdor 3.Instl Cor. RX Opções 2.Sinal Forte Médio Fraco Ausente — 3.SSID 4.Modo Comunic. Ad-hoc Infra-estrutura — 1.Repor — 2.Sair —...
  • Page 236 Menu Submenu Selecções do menu principal 7.Rede 3.E-mail/IFAX 3.Instl Cor. RX (continua) (continua) (continua) 4.Instl Cor. TX 5.Instale Relay 4.Digit.p/e-mail — Opções 2.Frequênc Poll 10Min* (01Min a 60Min) 3.Cabeçalho Tudo Assunto+De+Para Nenhum* 4.Apg.Erro Corr. Lig* Desl 5.Notificação Desl* (Até 40 caracteres) 1.Env.Assunto 2.Limite tamanho Desl*...
  • Page 237 Menu Submenu Selecções do menu principal 5.Digit.p/FTP — 7.Rede (continua) 6.Digit. p/ rede — 7.Fax p/Servidor — — 8.Horário 0.Reiniciar rede 1.Repor 2.Sair Ao ligar-se à rede, a máquina definirá automaticamente o endereço IP e a máscara de sub-rede para valores apropriados à sua rede. Opções (Se escolher a opção Cor) 100 ppp a cores*...
  • Page 238: Introduzir Texto

    Introduzir texto Para definir algumas das selecções de menu, como o endereço de E-mail, terá de introduzir caracteres de texto. As teclas numéricas têm letras impressas sobre elas. As teclas: 0, # e l não têm letras impressas, porque são utilizadas para caracteres especiais. Prima a tecla numérica apropriada, o número de vezes adequado, para aceder aos seguintes caracteres: Para definir um endereço de E-mail, opções do menu Digit.p/FTP e opções do menu E-mail/IFAX Prima a...
  • Page 239 Repetir letras Para introduzir um carácter da mesma tecla que o carácter anterior, prima c para deslocar o cursor para a direita antes de premir novamente a tecla. Caracteres especiais e símbolos Prima l, # ou 0 e, em seguida, prima d ou c para deslocar o cursor para o símbolo ou carácter pretendido. Prima OK para o seleccionar.
  • Page 240: C Anexo C

    Anexo C Notas sobre licenças de código fonte aberto Parte do software integrado neste produto é software gSOAP. Portions created by gSOAP are Copyright (C) 2001 2004 Robert A. van Engelen, Genivia inc. All Rights Reserved. THE SOFTWARE IN THIS PRODUCT WAS IN PART PROVIDED BY GENIVIA INC AND ANY EXPRESS OR IMPLIED WARRANTIES, INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, THE IMPLIED WARRANTIES OF MERCHANTABILITY AND FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE ARE DISCLAIMED.
  • Page 241: Declarações Sobre Kerberos Do Mit

    Declarações sobre Kerberos do MIT MIT Kerberos license copyright Version 1.6.3 Copyright (C) 1985-2007 by the Massachusetts Institute of Technology. All rights reserved. Export of this software from the United States of America may require a specific license from the United States Government.
  • Page 242 Anexo C Copyright 2000 by Zero-Knowledge Systems, Inc. Permission to use, copy, modify, distribute, and sell this software and its documentation for any purpose is hereby granted without fee, provided that the above copyright notice appear in all copies and that both that copyright notice and this permission notice appear in supporting documentation, and that the name of Zero- Knowledge Systems, Inc.
  • Page 243 Anexo C ANY DAMAGES WHATSOEVER RESULTING FROM LOSS OF USE, DATA OR PROFITS, WHETHER IN AN ACTION OF CONTRACT, NEGLIGENCE OR OTHER TORTIOUS ACTION, ARISING OUT OF OR IN CONNECTION WITH THE USE OR PERFORMANCE OF THIS SOFTWARE. COPYRIGHT (C) 2006-2007 THE REGENTS OF THE UNIVERSITY OF MICHIGAN ALL RIGHTS RESERVED.
  • Page 244: Declarações Sobre Cyrus Sasl

    Declarações sobre Cyrus SASL The Cyrus SASL License Copyright (c) 1998-2003 Carnegie Mellon University. All rights reserved. Redistribution and use in source and binary forms, with or without modification, are permitted provided that the following conditions are met: 1. Redistributions of source code must retain the above copyright notice, this list of conditions and the following disclaimer.
  • Page 245: Declarações Sobre Openssl

    Declarações sobre OpenSSL OpenSSL License Copyright © 1998-2005 The OpenSSL Project. All rights reserved. Redistribution and use in source and binary forms, with or without modification, are permitted provided that the following conditions are met: 1. Redistributions of source code must retain the above copyright notice, this list of conditions and the following disclaimer.
  • Page 246 Anexo C Copyright remains Eric Young's, and as such any Copyright notices in the code are not to be removed. If this package is used in a product, Eric Young should be given attribution as the author of the parts of the library used.
  • Page 247: Declarações Sobre Openldap

    Declarações sobre OpenLDAP This product includes software developed by the OpenLDAP Project. Unless otherwise expressly stated herein, The OpenLDAP Public License Version 2.8 shall be applied to individual files. Copyright 1998-2007 The OpenLDAP Foundation All rights reserved. Redistribution and use in source and binary forms, with or without modification, are permitted only as authorized by the OpenLDAP Public License.
  • Page 248 Anexo C The OpenLDAP Foundation may revise this license from time to time. Each revision is distinguished by a version number. You may use this Software under terms of this license revision or under the terms of any subsequent revision of the license. THIS SOFTWARE IS PROVIDED BY THE OPENLDAP FOUNDATION AND ITS CONTRIBUTORS “AS IS”...
  • Page 249 Anexo C 3. The name “OpenLDAP” must not be used to endorse or promote products derived from this Software without prior written permission of the OpenLDAP Foundation. For written permission, please contact foundation@openldap.org. 4. Products derived from this Software may not be called “OpenLDAP” nor may “OpenLDAP” appear in their names without prior written permission of the OpenLDAP Foundation.
  • Page 250: Índice Remissivo

    Índice remissivo AES ... 23 AOSS™ ...28 APIPA ... 8 Aplicação de instalação da Brother ...28 APOP ... 165 ARP ...8 Assinatura digital ... 164 Assistente de instalação do controlador ...1 Autenticação ... 22 BINARY_P1 ... 204 BOOTP ... 8 BRAdmin Light ...1...
  • Page 251 Marcas comerciais ... i mDNS ... 9 Modo ad-hoc ...56 Modo de infra-estrutura ...41 Monitor de estado ... 1 Método PIN ... 29 Nome do nó ... 96 Notas sobre licenças de código fonte aberto ... 230 Painel de controlo ... 19 Password (Palavra-passe) ...

Table of Contents